O que quer dizer o mAh das baterias e Power Banks?

Muitas pessoas se baseiam nessa especificação técnica na hora de escolher sua bateria portátil ou até mesmo o seu celular, ligando o mAh diretamente com a duração da bateria, mas você saber dizer o que é isso?

O mAh está conectado com a capacidade da bateria e significa miliamperes hora, ou seja, quantos miliamperes são transferidos em uma determinada corrente por hora.

Quer dizer que quanto maior o mAh mais “potente” é meu aparelho?

Não necessariamente. De um modo geral, aparelhos com maior mAh tendem a ter uma bateria mais duradoura, mas é necessário realizar um cálculo para saber sobre a autonomia do mesmo, o que é feito pelos fabricantes. É dessa forma que informações como quanto tempo de música ou chamada, por exemplo, são geradas pelos fabricantes, que já fazem esse cálculo para o consumidor.

Por essa razão é muito difícil comparar baterias entre aparelhos diferentes, já que eles podem ter hardwares e softwares diferentes que drenam a bateria de formas distintas. A utilização do smartphone também vai interferir nessa autonomia. Aplicativos que drenam mais bateria ou a utilização do aparelho enquanto ele carrega, entre outros fatores que podem deteriorar a saúde da bateria, podem afetar na autonomia do smartphone.

No caso da escolha de baterias portáteis ou power banks, a quantidade de mAh já faz mais sentido. É importante entender que se um aparelho tem 2000mAh, por exemplo, um power bank de 2000mAh pode dar uma carga completa ao aparelho, contando que ele não esteja em uso e esteja desligado. Mas não necessariamente será o suficiente, considerando ainda que normalmente carregamos os aparelhos ligados e com alguns aplicativos rodando, essa capacidade pode não ser o suficiente nem para uma carga completa.

Existe uma forma de melhorar a autonomia da bateria?

Sim! Todo aparelho possui um modo de “economia de bateria”, o que força o encerramento de algumas tarefas não tão necessárias do aparelho, diminui iluminação, entre outras funções que possam ajudar a fazer a bateria durar mais. Porém dessa forma alguns aplicativos podem não funcionar de forma completa.

Há ainda outros cuidados que podem ser feitos para garantir a saúde da bateria, como não utilizar o aparelho enquanto ele carrega, entre outras coisas que já comentamos nesse post aqui.

Mas para aqueles que não querem ficar sem bateria de jeito nenhum, ter uma bateria portátil pode ajudar e muito. A iWill possui uma linha de Power Banks com opções de 10 000mAh e 20 000mAh. Assim não tem como ficar sem aquela carga extra.

Fontes:

https://canaltech.com.br/
https://www.techtudo.com.br/
https://www.tecmundo.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.