O que você precisa saber antes de comprar um fone de ouvido

Atualmente existe uma quantidade impressionante de modelos de fones de ouvido no mercado e, muitas vezes, não é possível testá-los antes da compra. Mas então como podemos saber qual fone escolher?

Primeiramente você precisa avaliar a sua necessidade. Cada modelo tem suas peculiaridades, aqui o importante é você entender qual a sua necessidade para decidir qual modelo se adequará melhor a sua rotina. Você prefere um fone auricular, intra-auricular ou supra-auricular?

Fones auriculares, ou earbuds, são encaixados na orelha, sem que suas pontas entrem diretamente nelas.
Fones intra-auriculares, como o fone Harmony iWill, são encaixados dentro do canal auditivo, o que é possível devido às suas pontas de silicone que, além de não machucarem o ouvido, permitem um bom isolamento sonoro
Os fones supra-auriculares, ou headphones, ficam sobre a orelha e possuem uma qualidade de som e isolamento.

Você prefere fones com fio ou sem fio? O uso de fios em dispositivos vem se extinguindo aos poucos. Novas tecnologias estão trazendo possibilidades de uso, com alcances de maiores distâncias e baterias mais duradouras, a necessidade de utilizar fios está cada vez menor. Entretanto, algumas ocasiões ainda não dispensam cabos, e se este é o seu caso, talvez seja melhor optar por um modelo com fios. Alguns Headphones, mesmo que wireless, possuem entrada P2, o que possibilita a utilização das duas formas. É o caso dos fones Prime e Elite da iWill.


Bluetooth™: Em caso de fones Wireless, é muito importante que você verifique a versão do Bluetooth™. Para que os aparelhos se comuniquem através dessa tecnologia, é necessário que eles operem em versões compatíves, por isso, antes de adquirir um acessório wireless verifique se o seu disposivo é compatível. A versão Bluetooth™ está ligada diretamente ao alcance e velocidade de transmissão, e também ao consumo de energia. O Bluetooth™ v5.0 é a versão mais recente e possui os atributos mais interessantes para acessórios como fones de ouvido.

Capacidade da bateria: A capacidade de bateria é expressa em miliampére-hora (mAh). Esse número expressa a quantidade de carga que o aparelho comporta, logo, quanto maior o valor em mAh do acessório, maior será a capacidade da bateria. Entretanto, alguns outros fatores como a versão do Bluetooth™ e uso das funcionalidades, também influenciam diretamente no tempo de duração da bateria, por isso, dispositivos com quantidades de mAh diferentes podem ter baterias de durações também diferentes. Sendo assim, além de verificar a quantidade de mAh é interessante verificar as outras configurações do dispositivo, assim como as indicações de duração expostas pelo fabricante. 

Frequência: O ouvido humano consegue detectar sons com frequências entre 20Hz e 20kHz (ou 20 mil Hz), então para que o som seja captado com qualidade, o fone precisa reproduzir no mínimo essa faixa de frequência.

Sensibilidade: Relacionada diretamente ao volume que o som pode alcançar, o número atribuído à sensibilidade, expressa a quantidade de decibéis entregues a cada miliwatt de potência, demonstrando a pressão sonora que foi obtida do sinal elétrico enviado ao alto-falante. Ou seja, quanto maior for este número, maior o volume. Entretanto é importante lembrar que um número acima de 85db já é alto o suficiente para causar danos à audição, por isso, mesmo que escolha um fone com uma alta sensibilidade, tenha cuidado ao utilizá-lo, não ultrapassando a margem de segurança do volume.

Impedância: Expressa em ohms, a impedância é uma forma de medir como a eletricidade “viaja” pelo sistema. Ela também está relacionada ao volume da música, quanto menor a impedância, maior é o volume do som.

Tendo estes pontos em vista, você poderá escolher o melhor fone que se adeque às suas necessidades.

Fontes:

Impedância Elétrica – Eletricidade – InfoEscola

Quais os tipos de fone de ouvido: vantagens e desvantagens | Promobit

Os 5 parâmetros mais importantes de um Alto-Falante. | Blog Premier Shop

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.