O seu carregador está esquentando o seu celular?

Os smartphones estão cada vez mais evoluídos, tornando-se verdadeiros computadores. Por isso, é muito comum que durante o seu uso ele aqueça, mas será que isso é normal de acontecer durante o carregamento?

A resposta é sim. Basicamente todo aparelho eletrônico produz algum tipo de calor e isso pode ser causado por diversos fatores.

Primeiro devemos ter em mente que toda transmissão de energia gera calor, esse fenômeno é chamado de efeito Joule, que é a relação entre a corrente elétrica que percorre um corpo e o calor gerado, ou seja, quanto maior a quantidade de energia circulando, maior a quantidade de calor gerado.  

Então quando exigimos demais do nosso aparelho, utilizando diversos aplicativos ao mesmo tempo, utilizando funções de alta performance ou até mesmo atualizando o sistema operacional, é muito provável que a temperatura se eleve. É importante que, quando isso aconteça, você tome algumas medidas de resfriamento, como retirar a capinha, suspender o uso por alguns minutos e colocá-lo em um local fresco e arejado. Mas atenção! Jamais coloque o seu celular no congelador, o choque térmico pode levar à quebra de partes e componentes.

Além desses momentos de uso, os dispositivos também esquentam mais quando estão carregando. Isso acontece pois a bateria aquece ao receber corrente elétrica, passando esta temperatura para os demais componentes do aparelho.

Como falamos anteriormente, a quantidade de calor é relativa a quantidade de energia recebida, mas isso não significa necessariamente que carregadores mais potentes irão esquentar o seu smartphone.

A cada nova geração, diferentes tecnologias são incorporadas e consequentemente, os componentes de carregamento são melhorados. Isso significa que os aparelhos mais novos, suportam muito mais carga que aparelhos antigos, trazendo novidades como o carregamento inteligente como Quick Charge ou Power delivery.

Essas tecnologias otimizam o carregamento liberando quantidades de energias de forma inteligente, para trazer a maior velocidade de carga evitando superaquecimento e, consequentemente, perdas energéticas.

Por isso, é muito importante que você verifique a potência de carregamento que o seu dispositivo aceita, assim como a presença de mecanismos de proteção. Aparelhos mais novos possuem “bloqueadores” de energia, aceitando apenas a potência necessária para o seu carregamento. Entretanto, alguns aparelhos ainda não possuem esses mecanismos, então, ao usar um carregador mais potente do que o recomendado, você poderá estar expondo o seu dispositivo a sobrecargas, podendo superaquecer ou até mesmo causar danos irreversíveis à saúde da bateria.

Mesmo um carregador de alta qualidade e potência pode fazer com que o seu smartphone aqueça, uma vez que não seja compatível com sua tecnologia. Por isso, antes de adquirir acessórios, verifique a potência e compatibilidade com o seu aparelho, para evitar danos e atingir o potencial ideal para o seu dispositivo.   


Fontes:

Por que celulares esquentam e o que fazer para evitar isso? (uol.com.br)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.