Por que a Apple eliminou todas as entradas do MacBook?

Cartão de memória, cabo de carregamento, cabo de energia, HDMI… a lista de aparatos que queremos conectar ao computador pode ficar cada vez maior. Mas se isso é verdade, por que a Apple decidiu substituir as entradas do MacBook por apenas USB-C?

Sabemos que a Apple traz inovações a cada lançamento e, no caso dos MacBooks, não é diferente. Cada novo computador fica mais rápido, mais ágil e, principalmente, mais leve e fino. A substituição das portas de entrada MagSafe, HDMI, SD (cartão de memória) e USB para a porta única USB-C atende dois fatores importantes: velocidade da transmissão dos dados e carregamento e diminuição do tamanho do computador.

As entradas de carregamento USB-C, apresentadas pela Apple como Thunderbolt 3, possuem uma conexão mais estável e permitem velocidades de carregamento mais altas. Por que essa entrada transforma as portas em um verdadeiro entregador de energia, a carga do MacBook se torna muito mais eficiente. Isso não acontece apenas com a entrada de energia no computador. Com a substituição dos cabos de carregamento padrão do iPhone (USB A) para cabos USB-C para Lightning, essas portas acabam fornecendo mais potência de carregamento em uma tempo menor, mesmo que carregando os aparelhos no computador.

Mockup image of close up business woman working with smartphone laptop and documents in office, mockup concept

Como essa entrada é, também, muito menor que a USB padrão, é possível diminuir a espessura do aparelho, deixando-o mais compacto, diminuindo ainda alguns componentes para dar mais leveza ao computador.

Essas alterações só foram possíveis devido ao aumento de aparelhos que se conectam viam Bluetooth ou Wi-Fi, como mouses e teclados, e também com o aumento das tecnologias de nuvem, para transferência de arquivos.

Mas será que o mercado está preparado para esta mudança?

Precisamos olhar a longo prazo. Já comentamos por aqui que a USB-C é a entrada do futuro e muitas empresas já estão adaptando seus aparelhos para esse tipo de conexão. Apesar de ser ainda um longo caminho, a partir do momento em que a indústria começar a utilizar mais esse padrão, a conexão universal será mais clara, fazendo mais sentido com que os MacBooks possuam apenas essa entrada. 

Enquanto isso não acontece, existem alguns adaptadores que podem ser utilizados para facilitar o dia a dia do usuário. A iWill possui uma seleção de adaptadores USB-C que pode ser destinado para cada fim específico, atendendo às necessidades de carregamento, transferência de dados e conexões do usuário. Ou ainda um produto 5 em 1, que disponibiliza 3 entradas USB, uma HDMI e ainda uma entrada para conexão de rede no mesmo produto.

Fontes:

https://tecnoblog.net/203514/usb-c-cabos-confusao/

https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/11/macbook-pro-2016-nao-tera-leitor-para-cartao-sd-veja-qual-opcao-usar.html

https://macmagazine.com.br/post/2016/10/27/o-que-a-apple-matou-com-a-chegada-dos-novos-macbooks-pro/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.