Você sabe o significado desses símbolos impressos no seu produto?

Muitas vezes nos deparamos com diversos símbolos impressos nos carregadores, baterias e outros acessórios que não fazemos ideia do que significam, entretanto eles representam informações de grande valor. Alguns deles representam certificações importantes, por isso, preparamos uma lista de alguns símbolos e seus significados:

A certificação FCC:

Este ícone está presente em grande parte dos acessórios eletrônicos. Esta é uma certificação ofercida pela Comissão Federal de Comunicações (Federal Communications Commission – FCC), órgão responsável pela regulamentação de telecomunicação dos Estados Unidos. Isto inclui rádio, televisão, câmeras digitais, Bluetooth, dispositivos wireless e uma gama de outros eletrônicos que utilizam radio-frequência.

Quando um produto possui esta certificação, significa que este foi testado e atente aos padrões de radiação ionizante, exigidos pela FCC.

A certificação CE:

A Marcação CE – Conformitè Europëenne (Conformidade Européia) é uma certificação exigida por todos os produtos comercializados no território da Área Econômica Européia (EEA). Os produtos que contém essa marcação atendem aos altos requisitos de segurança, saúde e proteção exigidos pelo comitê europeu.

Apesar de ser uma certificação européia, a CE é uma marcação reconhecida mundialmente. Ao submeter um produto à CE, o fabricante passa por avaliações e qualificações para confirmar que seu produto atende a todos os padrões da comissão. Sendo assim, além de garantir padrões de segurança, a marcação também alimenta a concorrência leal, uma vez que mantém todas as empresas avaliadas sob os mesmos parâmetros.

Rohs:

A RoHS (Restrição de Determinadas Substâncias Perigosas) é uma diretiva para requisitos dos limites de concentração de seis substâncias que fornecem perigo ao corpo humano, sendo estas: Chumbo, Mercúrio, Cádmio, Crômio Hexavalente, Éteres de Difenilos Polibromados e Bifenilos Polibromados.

Para produtos importados da China, a marcação RoHS sinaliza que os produtos fabricados após 01 de Julho de 2016 estão em conformidade com os parâmetros estipulados para a proteção da saúde humana.

Anatel:

A homologação ANATEL é necessária para produtos de telecomunicações no Brasil, ela mostra que um produto passou por testes e foi certificado e  adequado às normas brasileiras sendo compatível com o nosso sistema de telecomunicações.

Essa homologação garante que o produto segue padrões de qualidade, segurança de uso e funcionalidades obrigatórios para a comercialização em território brasileiro. Os produtos com esse atestado apresentam um número de identificação que pode ser encontrado impresso no produto e também na embalagem.

O número da certificação ANATEL é impresso na embalagem e no produto.

Referências:
FCC Certification – FCC Certificate | CSIA (csiassoc.com)

What is CE Marking? – CE Mark Certification vs. Self Declaration | ASQ

Marcação CE – Por que fixar a marca CE em um produto? | EGMONT (cemark.com.br)

Certificação de Produtos — Português (Brasil) (www.gov.br)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.