Será que é hora de trocar a bateria do seu iPhone?

A bateria é um dos fatores mais discutidos entre os usuários de smartphones, especialmente para os donos de iPhone. A procura por mais tempo de bateria no aparelho é constante e, quando ela começa a se degradar e sua drenagem ocorre de forma mais rápida, há um questionamento: será que é hora de trocar a bateria do aparelho?

A saúde da bateria

A primeira coisa que precisamos entender é o que é a saúde da bateria e quando ela realmente precisa ser trocada.

As baterias de li-ion tem o que chamamos de vida útil, o que significa que ela vai se deteriorando com o tempo de uso. Isso se deve ao envelhecimento químico dela, que possui uma quantidade de ciclos máxima, ou seja, quantas cargas e descargas podemos dar em uma mesma bateria. Após cumprir esse seu ciclo, ela acaba perdendo sua autonomia e o tempo de duração dela já não é mais o mesmo.

Para verificar a bateria do seu iPhone, basta ir em “configuração” e depois em “bateria”. Lá será possível ver a capacidade que ela está atingindo.

Foto reprodução Apple

Segundo o suporte da Apple “Uma bateria normal é desenvolvida para reter até 80% de sua capacidade original em 500 ciclos de carga completa ao funcionar sob condições normais”. Quando a bateria está abaixo de 80%, já é hora de começar a pensar a procurar uma assistência técnica.

As mensagens da saúde da bateria no iPhone

A bateria está fornecendo o desempenho máximo no momento.

A bateria está em seu estado normal de utilização.

Este iPhone foi desligado inesperadamente porque a bateria não foi capaz de fornecer o pico de energia necessário. O gerenciamento de desempenho foi aplicado para ajudar a impedir que isto aconteça novamente. Desativar…

Como um “mecanismo de defesa” o iPhone se desliga automaticamente caso haja algum problema com a bateria, especialmente na questão de superaquecimento.

Este iPhone foi desligado inesperadamente porque a bateria não foi capaz de fornecer o pico de energia necessário. Você desativou manualmente as proteções de gerenciamento de desempenho.

Isso acontece caso você tenha desativado a opção anterior. Caso o aparelho desligue novamente por algum problema na bateria, esse recurso será reativado automaticamente.

Não foi possível determinar a integridade da bateria deste iPhone. Um Fornecedor de Serviços Autorizado da Apple pode realizar a manutenção da bateria. Mais sobre opções de manutenção…

Segundo o site de suporte da Apple, essa mensagem aparece quando há a instalação incorreta da bateria no aparelho ou o uso de uma bateria desconhecida.

A integridade da bateria está significativamente degradada. Um Fornecedor de Serviços Autorizado da Apple pode substituir a bateria para restaurar o desempenho máximo e a capacidade. Mais sobre opções de manutenção…

Essa mensagem indica que a troca da bateria é aconselhada, mas não obrigatória. Alguns problemas de utilização podem acontecer como, por exemplo, a bateria durar menos tempo, mas não impede a utilização do aparelho. O aconselhável aqui é substituir a bateria por uma nova.

Não é possível verificar se este iPhone tem uma bateria genuína da Apple. As informações sobre a saúde desta bateria não estão disponíveis. Saiba mais…

Algumas baterias encontradas no mercado não são compatíveis com os iPhones ou não possuem um chip interno que se comunique com os aparelhos. É muito importante escolher produtos de qualidade e marcas conhecidas para evitar transtornos em seu aparelho.

Caso a bateria não possua esse chip, o aparelho não conseguirá mostrar a saúde da bateria, ou ainda pior, a incompatibilidade com os iPhones pode gerar problemas no seu funcionamento, não alcançando seu potencial total.

Por que pode aparecer que não é possível verificar minha bateria, mesmo ela sendo original?

Os modelos Xr, Xs, Xs Max possuem uma tecnologia com um sistema de bloqueio mais rígido. Até mesmo as baterias da Apple podem não mostrar esse tipo de informação se não instalada numa assistência autorizada Apple.

Isso faz com que talvez não seja possível a verificação da saúde da bateria, mas não afeta o desempenho do iPhone, o que não é regra, algumas baterias ainda apresentam essa informação se feitas através do processo correto. Isso acontece devido a um microcontrolador encontrado dentro das baterias, que necessita de uma chave exclusiva para autenticação, encontrada somente em autorizadas ou na própria Apple.

As baterias iWill

A iWill acabou de lançar a sua linha de peças no mercado Brasileiro e o primeiro produto da linha foi justamente as baterias.

As baterias da linha possuem um chip interno compatível com o iPhone e mostram informações da saúde do aparelho. Em relação aos iPhones da linha X, esses podem ser afetadas pela instalação, devido ao problema comentado anteriormente.

Outro diferencial dos produtos iWill é a saúde da bateria. Em alguns casos, mesmo quando instalada uma bateria nova, a saúde não consegue atingir 100% de sua capacidade, o que não é o caso das baterias iWill, elas possuem saúde de 100% de capacidade na hora da instalação.

Foto cliente iWill

Ficou curioso sobre esse novo produto ou tem alguma dúvida? Visite www.lojaiwill.com.br ou entre em contato com a gente aqui nos comentários.

Fontes:

https://support.apple.com/pt-br/HT208387

https://macmagazine.com.br/post/2018/02/06/entenda-como-o-funciona-o-recurso-saude-da-bateria-do-ios-11-3-e-como-voce-podera-deixar-o-seu-iphone-mais-rapido/#:~:text=O%20recurso%20%E2%80%9CSa%C3%BAde%20da%20Bateria%E2%80%9D%20inclui%20informa%C3%A7%C3%B5es%20sobre%20a%20capacidade,a%20quando%20ela%20era%20nova.

https://tecnologia.ig.com.br/dicas/2019-05-15/saiba-o-que-voce-faz-que-pode-comprometer-a-saude-da-bateria-do-seu-celular.html

https://tecnoblog.net/301903/apple-alerta-usuarios-troca-bateria-iphone-terceiros/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.