Entenda como funciona o carregamento wireless dos iPhones 12

O MagSafe não é uma tecnologia tão nova, mas com o lançamento do iPhone 12 ele foi introduzido também nos smartphones. Entenda como ele funciona e o que muda com este tipo de carregamento.

O MagSafe é uma marca registrada da Apple, utilizada desde 2006. Para os usuários ou amantes da marca, vão lembrar dos cabos de energia do MacBook, que possuía uma ponta magnética conectando muito facilmente à entrada do computador, bastava aproximá-lo da entrada e pronto. Isso fazia com que o conector se alinhasse muito mais perfeitamente à entrada de energia.

Essa tecnologia ficou sumida por um tempo nos produtos da marca da maçã quando os carregadores tradicionais foram substituídos pelos conectores USB-C e retornou com o lançamento do iPhone 12 em um novo formato, possibilitando o carregamento wireless de uma forma mais facilitada.

Isso porque, um dos grandes problemas desse tipo de carregamento é que ele precisa estar posicionado perfeitamente ao coil (ou bobina) do aparelho para que ele funcione.

Caso você está meio perdido e queira entender primeiro como funciona o carregamento wireless, já explicamos ele por aqui.

Quer dizer que somente os carregadores wireless MagSafe funcionam com o iPhone 12?

A resposta é NÃO. Todos os carregadores wireless com tecnologia de carregamento Qi são compatíveis com os iPhones da série 12.

Então, o que muda?

A Apple acrescentou alguns imãs ao redor de sua bobina de carregamento sem fio e isso faz com que o alinhamento da bobina do carregador e do celular seja mais preciso, como já comentamos anteriormente.

O sistema também possui algo chamado como magnetômetro, que permite que o aparelho reconheça a força que o campo magnético gera e reaja e ele, possibilitando carregamentos com potências mais elevadas e chegando até 15W.

Um detalhe a ser notado é o tamanho do novo iPhone 12 Pro Max. Ele é o maior iPhone já lançado e, por isso, pode apresentar problemas de carregamento em alguns carregadores veiculares ou de mesa (aqueles que deixam o carregador em pé). Isso não devido à compatibilidade, mas sim ao seu tamanho, o que impossibilita algumas vezes de o coil ficar posicionado no local correto.

De forma geral, os novos aparelhos da Apple são compatíveis com todos os carregadores de padrão Qi, assim como os antigos aparelhos, anteriores a série 11, também são compatíveis com o carregamento MagSafe. Entretanto lembre-se de que ao utilizar carregadores MagSafe, apenas os aparelhos da série 12 atingirão 15W de potência, os iPhones mais antigos irão atingir no máximo 7,5W. Por sua vez, carregadores que não utilizam a tecnologia MagSafe conseguirão fornecer apenas 7,5W de potência para os iPhones da série 12. 

Fontes: https://tecnoblog.net/374948/o-que-e-magsafe/

https://canaltech.com.br/smartphone/iphone-12-como-funciona-magsafe-recarga-sem-fio-apple-173523/

https://www.tecmundo.com.br/produto/205400-apple-magsafe-acessorios-o-iphone-12.htm

https://www.techtudo.com.br/noticias/2020/10/magsafe-no-iphone-saiba-como-funcionam-os-acessorios-baseados-em-imas.ghtml

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.