Como identificar se um cabo Lightning MFi é homologado Apple

Um dos pontos mais importantes ao se comprar cabos para os iPhones, é escolher um produto de alta qualidade e durabilidade e, acima de tudo, que ele seja homologado pela marca. Mas você sabe identificar sinais no cabo para saber se o que está comprando realmente utiliza o chip original da marca?

Ter homologação da Apple, ou ser MFi (Made For iPhone), significa não ter problemas a longo prazo com seu cabo. Isso porque os chips originais Apple, contidos nesse tipo de produto, sofrem atualizações constantes, juntamente com o software dos aparelhos. Outros problemas como a transferência de arquivos e compatibilidade de dados, podem ser evitados adquirindo cabos homologados.

Algumas empresas utilizam o selo MFi em suas embalagens para tentar se aproveitar dos clientes mais desavisados, porém existem algumas características que podem ser analisadas para evitar “comprar gato por lebre”.

O selo MFi

Os selos MFi, servem para identificar logo de cara, através da embalagem, se o cabo passou pelo processo de aprovação da Apple. Ele existe em duas versões:

A mais antiga

A mais recente

Ele mostra, ainda, a compatibilidade do produto. Alguns podem apresentar apenas iPhone, outros a linha completa, vai depender do tipo de produto.

Os conectores lightning

Os conectores que possuem chip original da Apple, podem aparecer na cor dourada e prata. Mas ambos possuem algumas características em comum: eles são peças únicas, regulares e com os finais arredondados.

Em contrapartida, os cabos que não se utilizam do chip original possuem extremidades mais quadradas, normalmente são mais saltados para fora, possuem um acabamento áspero e inconsistente.

Esta ponta como um todo, também pode servir de identificação. Os não homologalos podem apresentar uma junção de materiais, sendo feita de duas peças separadas, enquanto os originais e homologados são consistentes e fabricados em uma peça única.

Eles também sofrem diferenças de tamanho. Enquanto os cabos homologados possuem conectores de 7,7mm de largura, os não homologados possuem variação nesse tamanho.

Os conectores USB

Os conectores USB também se diferenciam, quando os não homologados podem apresentar junções com ângulos retos e possuem um material mais rugoso, os originais possuem ângulos em trapézio (levemente angulados para dentro) e com materiais consistentes.

Os contatos são outro indicativo de originalidade. Enquanto os não homologados utilizam pinos prata, os MFi tem pinos banhados à ouro.

Desconfie dos cabos muito baratos

De modo geral, o processo de homologação e o chip original Apple possuem um custo mais elevado. Mesmo que haja uma variação de preço entre lojas, dependendo da localidade, tipo de loja, eles ainda tendem a ser um pouco mais caros que os cabos não homologados.

Se o preço estiver muito abaixo da faixa de mercado, desconfie. Para tirar a dúvida se você está comprando um cabo homologado, analise o cabo com as nossas dicas acima.

Visite o site da Apple

A Apple possui um site onde você pode procurar se o cabo é realmente homologado pela marca ou não. Ele pode ser acessado por qualquer usuário.

Basta entrar no site https://mfi.apple.com/account/accessory-search e escolher a opção UPC/EAN e colocar o número do código de barras dos produtos.

Apesar de o site estar passando por algumas reformas e apresentar instabilidades na busca por marcas, a procura pelo código de barras ou modelo dos produtos pode ser a forma mais certeira de saber se seu produto é homologado.

Fontes:

Suporte Apple: https://support.apple.com/

iHlepU: http://blog.ihelpu.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.