Você sabe por que o cabo lightning pode parar de funcionar?

Por mais que seu cabo seja reforçado e resistente, ele ainda pode parar de funcionar “do nada”, mas esse fenômeno tem algumas explicações, e a melhor parte é que existem coisas que você pode fazer para evitar que isso aconteça.

Os cabos lightning apresentam alguns defeitos recorrentes e, muitos deles, são consequência de características de uso, preparamos uma lista com os casos mais comuns e como evitá-los.

Pinos queimados

A queima ou carbonização dos pinos é um dos casos mais recorrentes em cabos que param de funcionar e isso é causado, na maioria das vezes, por sujeira.

É muito comum que o nosso celular seja colocado no bolso, utilizado na cama ou em ambientes com poeira. Isso faz com que o conector do iPhone acumule muitos resíduos de pó e fiapos de tecido, impedindo que o cabo entre completamente e faça o contato correto com o conector, gerando uma pequena centelha, fenômeno que geralmente acontece no quarto pino, carbonizando o mesmo.

Cuidados: Faça a limpeza periódica do seu aparelho. Para isso, procure uma assistência técnica que irá remover os resíduos do conector e instruí-lo a realizar a manutenção preventiva de forma segura.

Pinos oxidados

O contato com umidade é um grande vilão dos eletrônicos, se você vive em uma cidade litorânea então, a probabilidade de oxidação nos seus dispositivos é bem maior. A umidade gera uma camada esverdeada que resultam de reações químicas naturais. Quando a oxidação atinge os componentes elétricos, pode ocorrer mau funcionamento ou até inutilização do produto.

Cuidados: Evite expor seu dispositivo e acessórios à umidade. Limpe-os sempre com um pano seco e não os utilize no banheiro ou próximo a lugares com líquidos. Tenha cuidado com o uso de químicos para realizar a higienização, o uso de álcool em gel não é recomendado na limpeza de aparelhos e acessórios. Caso precise de uma limpeza mais minuciosa, procure uma assistência técnica.

Aspecto grudento

Materiais e acabamentos derivados da borracha podem sofrer processos naturais de degradação, que trazem um aspecto grudento, rugoso ou até mesmo quebradiço. Isso pode ser desencadeado por diversos fatores como temperatura, armazenamento incorreto e até mesmo falta de uso. Você pode entender um pouco mais sobre esse processo neste artigo.

Cuidados: Evite expor o seu produto a temperaturas altas ou baixas demais, se você mora em um local com temperaturas muito elevadas, opte por produtos com acabamento diferenciado, como nylon. Armazene seus acessórios em locais limpos e longe de umidade. Não deixe seu produto muito tempo sem uso, a falta de uso pode levar a borracha a se degradar naturalmente.

Danos à integridade física do cabo

Quando seu acessório é exposto a cortes, quedas, vibração ou pancadas, mesmo que o dano externo não seja considerado tão grave, esse tipo de ação pode causar a quebra de componentes internos levando a inutilização do produto. Um cabo desfiado também pode gerar, ainda, pequenos curtos, que podem afetar no carregamento do aparelho ou até mesmo pequenas faíscas.

Cuidados: Cuide do seu cabo, evite expô-lo a locais sujos. Não tente abrir ou desmontá-lo. Não jogue, derrube, bata ou vibre o seu cabo. Cuidando da integridade e aparência do seu cabo, você prolonga a sua vida útil e evita danos ao seu funcionamento. Nunca use um cabo com seus fios internos aparentes para evitar curto circuito e faíscas.

Fontes:

Ever Wondered Why the Fourth Pin on Your Lightning Cable Turns Black? We Found the Answer – iOS Hacker

Como funciona o Cabo Lightning da Apple – Canaltech

Usuários relatam que alguns cabos Lightning estariam deixando de funcionar devido a corrosão – MacMagazine.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.