Você sabe qual carregador usar em seu aparelho?

Com os novos iPhones prestes a serem lançados no Brasil no próximo dia 20 de novembro e a grande procura por cabos e adaptadores, uma questão fica no ar: qual é o melhor carregador para a bateria de cada aparelho?

O novo iPhone veio, também, com novas tecnologias. Dentre elas o MagSafe, que permite um carregamento wireless mais rápido e eficiente por conter placas em sua composição que funcionam com os imãs colocados nos acessórios. 

É possível recarregar um iPhone 12 em um wireless sem o MagSafe?

A resposta é: SIM. Os carregadores wireless convencionais ainda funcionarão para o iPhone 12, então se você já tem ou pensa em comprar um carregador que possa usar em diversos aparelhos, não precisa se preocupar. O único porém é a eficiência de carregamento, ela pode não ser 100% comparada aos carregadores wireless com MagSafe, carregando a potências menores que 15W.

É possível recarregar outros modelos de iPhone com o MagSafe?

A resposta também é: SIM. Da mesma forma como é possível carregar os iPhones 12 com carregadores wireless convencionais, o inverso também funciona. Porém não espere que ele atinja a mesma potência de carregamento. iPhones 11 e versões anteriores irão carregar a, no máximo, 7.5W de potência, aumentando seu tempo de carregamento. 

Eu não tenho iPhone, qual o melhor carregador wireless?

Isso vai depender do seu aparelho. A grande maioria dos aparelhos utiliza hoje o padrão de carregamento QI. Explicamos tudo sobre os padrões e as formas de carregamento na matéria: Você já sabe tudo sobre o carregamento wireless? O mais importante é entender que, no carregamento sem fio, sempre haverá uma perda energética, que explicamos tintim por tintim na matéria: Porque os carregadores por indução são mais lentos? 

De modo geral, os carregadores wireless com suporte para padrão QI funcionam com a maioria dos dispositivos presentes no mercado. 

O adaptador de parede também é importante para a eficiência energética

É importante ressaltar que não basta o seu aparelho aceitar carregamentos a potências altas como 18W ou 20W. Você precisa ter um adaptador de parede eficiente para evitar o máximo possível a perda energética. Isso vale tanto para a energia que está sendo enviada para o carregador wireless, quanto na hora de carregar o aparelho diretamente com um cabo. 

E para carregar com o cabo, qual adaptador usar?

Primeiramente vale lembrar que a qualidade do produto sempre é o mais importante. Procure produtos homologados pela Anatel e de marcas confiáveis. Todos os adaptadores iWill, por exemplo, possuem selo do órgão homologador e passaram por testes diversos para se certificar que podem ser usados por variados modelos de aparelho sem danificá-los. 

O segundo ponto é olhar a amperagem, voltagem e, principalmente, a potência do carregador. É sempre interessante utilizar adaptadores com potências parecidas aos carregadores originais dos aparelhos, a fim de não danificar a bateria. 

O terceiro ponto é se atentar as tecnologias de carregamento, a exemplo do carregamento QC 3.0 (Quick Charge 3.0) que pode carregar até 80% do aparelho em 30 minutos sem danificar a bateria. 

Outra tecnologia interessante é a Smart IC. Ela destina a energia necessária para os aparelhos conectados. Basicamente, ele lê o quanto de energia a bateria do aparelho precisa e envia somente o necessário, evitando sobrecarga. O Smart IC também serve como um “divisor de energia”, caso o adaptador possua 2 entradas. Neste caso, ele lê os múltiplos aparelhos conectados e envia para cada um a potência de carregamento que será mais eficiente.

O cabo faz diferença?

A resposta novamente é: SIM. Os cabos também devem estar preparados para transmitir altas potências. A Apple, por exemplo, possui três chips originais e cada um é destinado a um carregamento mais eficiente em determinada potência, como já explicamos aqui. O chip mais novo, o C94, pode transmitir carregamentos em potências de até 60W, sendo compatível com os novos carregadores de 20W da Apple. A iWill possui os cabos Metal e Hard USB-C para Lightning MFi que já contam com esse tipo de tecnologia. 

E pra fechar …

Resumidamente, o ideal para carregamento é um combo entre um adaptador de parede de qualidade, cabo homologado ou com uma procedência de confiança e um conversor wireless que tenha uma potência adequada para seu aparelho. 

Ficando de olho nas tecnologias que citamos acima, junto com marcas de credibilidade, você consegue carregar seu aparelho de forma mais eficiente e sem prejudicar a bateria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.