Porque os carregadores por indução são mais lentos?

A cada dia que passa os carregadores por indução estão ficando mais populares e cada vez mais modelos de smartphone suportam essa tecnologia.

Este tipo de carregamento utiliza indução e ressonância magnética para enviar energia para os celulares, transformando eletricidade em um tipo de campo magnético que interage com uma bobina dentro do smartphone (coil), gerando uma corrente elétrica que carrega o aparelho.

Uma tecnologia que além de trazer praticidade à rotina dos usuários, abre portas para um mundo de possibilidades, permitindo transformar praticamente qualquer superfície em um carregador wireless. As aplicações deste tipo de carregamento estão cada vez mais criativas e inovadoras, indo desde luminárias, caixas de som e até mesmo mesas com o sistema de indução integrado. 

A iWill possui diferentes acessórios com carregamento wireless, ao exemplo da Vogue Speaker, que além de caixa de som, é também carregador Wireless e Power Bank.

O que pouca gente não sabe é que carregadores wireless tem limite de potência e, por isso, acabam sendo mais lentos que os carregadores que utilizam cabos. Isso acontece porque, apesar do aquecimento do celular durante a carga ser algo natural, ampliar a potência de um dispositivo wireless para além de 15W implicaria numa emissão de calor que danificaria os componentes dos smartphones.

Além disso, para que o celular consiga carregar à potência máxima permitida pelo conversor wireless, ele precisa estar corretamente posicionado. Quando a bobina do celular não está devidamente alinhada ao transmissor wireless, a potência de carga não é transmitida por completa, prejudicando ou impedindo o carregamento. 

Outro fator que deve ser considerado é a compatibilidade do smartphone ao conversor wireless. Os celulares são fabricados com diferentes padrões de carregamento e a incompatibilidade dos dispositivos pode fazer com que o dispositivo carregue mais lentamente ou até mesmo não carregue. 

Mas esta ainda é uma tecnologia em evolução e a tendência é que a potência atingida seja cada vez maior. O último lançamento da Apple®, no dia 13 de setembro, trouxe o carregador MagSafe, que promete maior precisão e velocidade no carregamento wireless. Mesmo assim, as análises indicam que o MagSafe carrega o iPhone 12 de 0% a 50% em uma hora, enquanto o mesmo resultado é alcançado em apenas 28 minutos utilizando o cabo que acompanha o aparelho.

Entretanto, velocidade não é o único fator considerado quando se fala em carregamento, muitas vezes a praticidade de estar livre de cabos é o fator crucial na decisão de um novo acessório. Por isso, é importante entender qual a necessidade e qual o contexto para saber qual o carregador ideal para cada tipo de usuário

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/magsafe-carregador-sem-fio-torna-a-recarga-do-iphone-12-ate-2x-mais-lenta/109207

Um comentário em “Porque os carregadores por indução são mais lentos?

  1. […] Isso vai depender do seu aparelho. A grande maioria dos aparelhos utiliza hoje o padrão de carregamento QI. Explicamos tudo sobre os padrões e as formas de carregamento na matéria: Você já sabe tudo sobre o carregamento wireless? O mais importante é entender que, no carregamento sem fio, sempre haverá uma perda energética, que explicamos tintim por tintim na matéria: Porque os carregadores por indução são mais lentos?  […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.