Novo iPhone com carregador de 20W

O carregador 5W sempre foi o grande companheiro dos iPhones, entretanto, nas últimas versões de seus aparelhos, a Apple tem investido em uma potência cada vez maior, tendo as últimas versões com 18W e, existem ainda, rumores de que o iPhone 12 trará um carregador de 20W. Mas afinal o que isso significa?

A medida de potência elétrica nada mais é do que a rapidez com que um trabalho é realizado. Em caso de equipamentos elétricos, a potência indica a quantidade de energia elétrica transformada em outro tipo de energia. sendo que a sua unidade de medida é o watt (W). Assim, a potência do seu carregador implica diretamente na velocidade de carregamento da sua bateria.

Com as diferentes potências de carregamento, surgiram diferentes tipos de carregadores: a Motorola, Samsung e Huawei, por exemplo, apresentaram suas versões de carga rápida com carregadores de até 18W utilizando diferentes nomenclaturas.

A Apple, por sua vez, surgiu com o Apple Fast charge, um carregador que admite uma carga de até 18W para as versões de iPhone 8 e superiores. Por ser um aparelho de alta performance, o tempo de bateria e de carregamento são fatores de extrema importância para o usuário, por isso o investimento em tecnologias mais modernas está cada vez mais recorrente. A cada nova versão do iPhone, uma potência maior é apresentada. No dia 11 de Agosto, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) homologou um novo carregador USB-C de 20W da Apple que promete acompanhar os novos iPhones 12. 
Este carregador utiliza uma saída USB-C ao invés da saída USB, pois este último é majoritariamente um cabo de dados, que secundariamente, também fornece energia. Os cabos USB-C suportam a tecnologia Power Delivery que transforma essa conexão em um verdadeiro entregador de energia, podendo transmitir até 100W de potência. Você pode entender um pouco mais sobre esta tecnologia clicando [aqui].

Imagens vazadas indicam uma versão mais potente do carregador de iPhone. Créditos: Reprodução/Twitter

Optar por um carregador de maior potência pode significar carregar o seu dispositivo em um espaço menor de tempo, entretanto, o número de watts transmitidos pelo carregador não é o único fator a ser considerado. Para que a potência indicada tenha máxima eficiência é necessário que o smartphone seja compatível com este carregamento, ou seja, mesmo que você utilize um carregador de 18W, se o seu dispositivo não admitir esta potência, ele será carregado mais lentamente.

Isto significa que o carregamento rápido oferece risco ao dispositivo?

Não, os carregamentos rápidos não oferecem risco à saúde da bateria. Isso acontece porque juntamente com a evolução das potências de carregamento, surgiram tecnologias inteligentes que proporciona uma troca de informações entre o aparelho e o carregador para que a corrente elétrica liberada seja na medida da necessidade do aparelho.

Sendo assim, é possível utilizar carregadores mais potentes em smartphones que não admitam uma carga maior, pois o aumento de potência por parte do carregador só acontece quando a compatibilidade é identificada. Em caso de incompatibilidade, o carregador transmitirá apenas a carga máxima admitida pelo aparelho. 

Fontes:
https://www.todamateria.com.br/potencia-eletrica/#:~:text=Pot%C3%AAncia%20el%C3%A9trica%20%C3%A9%20definida%20como,aprimorou%20a%20m%C3%A1quina%20%C3%A0%20vapor.

Como funciona o carregamento rápido? Mais velocidade, praticidade e segurança para o seu celular

https://olhardigital.com.br/noticia/anatel-homologa-novo-carregador-de-20-w-para-iphone/105107

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.