USB-C e a tecnologia PD

Em meio a tantos carregadores e tantos modelos de cabos, você certamente já se perguntou o porquê da conexão USB não ser a entrada universal para todas as conexões.

A verdade é que o sistema USB é um canal de dados que funciona secundariamente como transmissor de energia. Uma porta USB 3.0 pode carregar até 10 Watts, o suficiente para carregar rapidamente alguns aparelhos, entretanto, essa potência não é capaz de suprir outros smartphones que necessitam de mais energia, assim como notebooks e monitores.

Surge, então, a conexão USB Power Delivery (também conhecida como USB-PD), uma forma universal de carga para suprir todos os dispositivos com suporte para carregamento via USB e é encontrada na forma de USB tipo C. A USB Power Delivery, significa, em português, distribuição de energia via USB, uma tecnologia que transforma essa conexão em um verdadeiro entregador de energia, semelhante ao que cabos de força tradicionais fazem, podendo entregar até 100w de potência.

A tecnologia PD também promete a economia de energia, uma vez que cabos e portas convencionais precisam converter a corrente alternada (AC) em corrente contínua (DC). De outra forma, o Power Delivery entrega corrente contínua na voltagem necessária ao aparelho conectado, economizando e gerenciando a energia para permitir que cada dispositivo receba apenas o necessário e obtenha mais energia quando solicitada pelo uso de determinados aplicativos.

A USB-PD também exige que a corrente elétrica flua em ambas as direções, o que permite que dispositivos conectados através de cabos USB-C sejam alimentados por uma única fonte AC. Sendo assim, o dispositivo com maior carga poderia alimentar outros, um notebook poderia alimentar um smartphone até que sua bateria se esgote, e então ser alimentado pelo smartphone, por exemplo.

A nova linha de cabos Hard da iWill conta com as versões USB para USB-C, USB-C para lightning e ainda USB-C para USB-C. Eles são cabos feitos com materiais de alta qualidade que aguentam até 30 kg, quatro camadas de reforço interno, incluindo fibra sintética de aramida, uma material geralmente utilizado em aplicações aeroespaciais e militares, seja em tecidos de armaduras corporais à prova de balas, cordas marinhas e até mesmo reforço de cascos marinhos.

O Hard Cable possui housing alongado e flexível, evitando quebras no cabo. A versão lightning é fabricada com chip original Apple e possui três anos de garantia para defeitos de fabricação. Você já viu os nossos novos cabos hard? Acompanhe nossas redes para saber ainda mais sobre as nossas novidades. 

 

Fontes:

https://www.nextpit.com.br/usb-power-delivery-o-que-e

https://www.belkin.com/us/resource-center/power-delivery/

https://blog.ravpower.com/2018/02/all-about-usb-power-delivery/

Um comentário em “USB-C e a tecnologia PD

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.