Você certamente já se deparou com um produto “à prova d’água” e se perguntou até onde iria a proteção daquele dispositivo.
Acontece que muitos dispositivos tidos como “à prova d’água”, na verdade, possuem apenas uma certa tolerância. E para saber até onde essa resistência vai, é necessário consultar o padrão IP de proteção.
A classificação de proteção de dispositivos foi publicada em 1989, através da norma IEC 60529, que fornece parâmetros para definir os graus de proteção que um produto pode apresentar contra a ação de agentes externos.
Esse padrão de classificação é conhecido como Ingress Protection (Proteção de Entrada), de onde vem a sigla IP, que é acompanhada de dois dígitos numéricos (IPXX), dividido em dois tipos de proteção: a proteção contra objetos sólidos (primeiro dígito) e proteção contra líquidos (segundo dígito).
O primeiro dígito da sigla IPXX indica o nível de proteção contra objetos sólidos, como poeira, fios e insetos, que varia de 0, quando não há nenhuma proteção, à 6, quando há proteção total. Em alguns casos, ao invés do dígito numérico, encontramos a letra X, o que indica que o produto não foi submetido à testes para avaliar esse tipo de proteção.
O nível de proteção segue a seguinte hierarquia:
X: Não submetido a testes contra a entrada de objetos sólidos
0: Nenhuma proteção contra objetos sólidos
1: Proteção contra objetos sólidos de diâmetro > 50mm
2: Proteção contra objetos sólidos de diâmetro > 12,5mm
3: Proteção contra objetos sólidos de diâmetro > 2,5mm
4: Proteção contra objetos sólidos de diâmetro > 1mm
5: Proteção contra objetos sólidos de diâmetro, a poeira pode entrar em contato com a parte interna sem prejudicar o funcionamento do produto
6: Totalmente à prova de entrada de objetos sólidos
Já o segundo dígito da sigla IPXX indica o nível de proteção contra líquidos, que varia de 0, quando não há nenhuma proteção, à 8, quando há proteção total. Para essa proteção, a submersão e a profundidade podem variar de acordo com as especificações de cada fabricante, então fique atento a este aspecto antes de adquirir um produto novo, para ter certeza de que este irá suprir a sua necessidade.
O nível para esta proteção segue a seguinte hierarquia:
X: Não submetido a testes contra a entrada de líquidos
0: Nenhuma proteção contra entrada de líquidos
1: Proteção contra a queda vertical de gotas d’água
2: Proteção contra a queda vertical de gotas d’água em inclinação de até 15º
3: Proteção contra borrifos d’água em qualquer direção com inclinação de até 60º
4: Proteção contra borrifos d’água em qualquer direção (admite a entrada limitada)
5: Proteção contra jatos de baixa pressão em qualquer direção (admite a entra limitada)
6: Proteção contra jatos de alta pressão em qualquer direção (admite a entrada limitada)
7: Protegido contra submersão na água (15cm à 1m) por curtos períodos
8: Protegido contra submersão na água (acima de 1m) por longos períodos
Sendo assim, um equipamento elétrico ou eletrônico classificado com a sigla IP00, é completamente suscetível a danos causados pela ação de elementos externos, enquanto aqueles que apresentam a sigla IP68, possuem a proteção contra objetos sólidos e líquidos mais eficiente. É importante ressaltar que um equipamento classificado como IPX8, quase sempre tem uma excelente proteção contra a entrada de objetos sólidos, uma vez que já apresenta alto grau de vedação contra líquidos.
O fone Harmony Earbuds da iWill é ideal para prática de esportes, uma vez que é muito comum que haja o contato com água. Pensando nisso, a sua proteção IPX4 (protegido contra borrifos d’água em qualquer direção) garante a qualidade do produto mesmo estando em contato com suor e respingos de água.
Fontes:
portal.crosster.com.br/graus-protecao-ip/