O que fazer quando seu celular molha?

Muitos de nós já passamos pela aflição de derrubar água no celular (aqueles 5 segundos onde você bate no copo cheio de água sem querer), ou ainda pior: deixar o celular cair dentro da água. Mas o mais importante nessa situação é saber como agir de forma rápida e correta para evitar danos ao aparelho. Por isso criamos uma listinha com dicas para que você tenha uma maior chance de recuperar seu aparelho

 

Desligue imediatamente o celular

Isso porque a água em contato com a energia que corre dentro do aparelho pode dar curto nos circuitos. O ideal é desligar completamente o aparelho e retirar a sua bateria, para evitar qualquer passagem de energia interna nele. Caso seu aparelho não tenha uma bateria removível, como é o caso dos iPhones, corra para uma assistência técnica. 

 

Retire também os chips de memória e de rede, capinhas e películas que estiverem no aparelho. Isso ajuda a secar mais rápido o aparelho e evita que o líquido acumulado nessas peças passe para dentro do aparelho.

 

Em hipótese nenhuma tente ligar o aparelho novamente e muito menos conectar ele a uma fonte de energia, isso irá danificá-lo permanentemente.

 

Deixe o celular parada escorrendo o líquido

A pressa por secar o celular pode vir até por impulso, porém quando você tenta secar o aparelho imediatamente, corre o risco de o líquido se espalhar ainda mais. Então antes de passar um pano ou toalha de papel, deixe ele escorrer por alguns segundos. 

 

Seque bem o Celular

Agora sim, você vai retirar o máximo de líquido possível com um pano que não solte pelos.  Evite papéis higiênicos ou papéis que possam deixar pedacinhos para trás. Seque muito bem todas as partes do celular, o máximo que você conseguir. Isso evita que o líquido externo entre as partes do aparelho. Mas cuidado, ao invés de simplesmente passar o pano pelo celular, dê leves “batidinhas”. 

 

Nunca deixa ele no sol ou use secadores

Tanto o sol quanto secadores térmicos, ou de cabelo, podem danificar o seu aparelho. Isso porque ele irá aquecer demais o smartphone, podendo danificar as partes internas dele. Isso também pode aumentar o estrago dentro do aparelho por espalhar mais a água e levá-la a lugares que nem estavam molhados. 

 

O mito do arroz

Nem sempre o arroz cru funciona para a secagem do aparelho, por isso o ideal é correr para uma assistência técnica de confiança. 

Algumas vezes ele pode sim funcionar, pois o arroz cru puxa a umidade do ambiente, por isso usamos ele dentro do saleiro. Porém, isso vai depender de muitos fatores como: quão molhado está o aparelho, quanto tempo ele ficou ligado após estar molhado, o quão danificado ficou o aparelho por dentro, entre outros fatores. Então o melhor é não deixar para a sorte. Não arrisque perder o seu aparelho com receitas caseiras. 

 

O mais importante

As medidas acima vão te proporcionar tempo suficiente para correr e tentar reverter a situação. Depois de passar o desespero e tentar secar o máximo possível do líquido que atingiu o aparelho, corra para uma assistência técnica. Eles secarão o aparelho de forma apropriada e darão um banho químico nos componentes para revitalizar as placas.

 

Caso o celular caia em água salgada, como a água do mar, é muito provável que seja difícil recuperar o aparelho. Isso porque o sal, junto com os sais minerais já existentes na água, reage de forma muito rápida na placa oxidando a parte interna, muitas vezes não dando tempo para haver a secagem ou recuperação. Nesse caso é necessário abrir imediatamente o aparelho para a limpeza, então caso isso aconteça corra para uma assistência de confiança. 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.