Por que as baterias incham?

Baterias inchadas são uma preocupação constante para os usuários de tablets, smartphones e até power bank, mas você sabe porque isso acontece?

 

Os motivos podem ser diversos, podendo varias de: temperatura da bateria, armazenamento, a forma como ela é carregada, intrusão de fluidos, até mesmo a utilização da bateria durante o carregamento do aparelho pode influenciar no estufamento. Isso tudo pode causar o aumento da pressão interna da bateria e ela parece inchada.

 

Hoje, grande parte das baterias que usamos são feitas de Li-Ion (lítios de íon), que tem uma vida útil maior do que outras tecnologias que encontramos no mercado. Como ele é um metal muito leve, é comprimido e armazenado para depois se tornar células de baterias em dois formatos: retangulares e cilíndricos. 

 

Os modelos cilíndricos são mais resistentes à pressão enquanto os achatados possuem menor resistência, por isso é mais comum encontrar as baterias dos celulares inchadas. 

 

Principais causas que fazem a bateria inchar

 

Carregamento excessivo

 

Caso você utilize carregadores de qualidade, isso não vai ser um problema para a sua bateria. Por isso é tão importante a utilização de produtos de qualidade e especialmente com certificações dos órgãos responsáveis, como é o caso da Anatel. Esse tipo de problema pode acontecer, também, caso você deixe seu celular carregando longas horas após a bateria completar 100% da sua capacidade. 

 

Aquecimento

 

A temperatura das baterias pode surtir um efeito negativo em cima da bateria do aparelho, isso pode advir do carregamento inadequado da bateria, assim como ao rápido descarregamento na sua utilização. 

 

Utilização do aparelho durante o carregamento

 

É muito comum utilizarmos o celular enquanto ele carrega, mas isso afeta negativamente a sua bateria. O causador disso é o aumento no consumo da energia para fazer com que o aparelho continue funcionando, com a tela ligada ele precisa consumir muito mais energia direto da fonte, por exemplo. 

 

Defeitos de fabricação

 

Materiais de qualidade inferior ou até mesmo erros durante o processo fabril, podem ocasionar o estufamento das baterias. Você conseguirá notar defeitos na bateria quando, por exemplo, a temperatura do aparelho aumentar muito rapidamente depois de ligado por pouco tempo. 

 

Quais são os danos que isso pode causar ao aparelho?

 

Além de danificar o aparelho e seu funcionamento, baterias inchadas criam o risco de acidentes aos usuários. Isso porque elas possuem reações químicas acontecendo dentro da bateria, e caso “furadas” elas podem até mesmo explodir. 

O que fazer quando a bateria incha?

 

O ideal é substituir a bateria e procurar um descarte especializado neste tipo de produtos. Assim como as pilhas, por conterem energia dentro das células, há um risco de explosão para esse tipo de produto, além de conter reações químicas que podem ser nocivos para o meio ambiente.  

Um comentário em “Por que as baterias incham?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.