Qual a diferença entre os materiais que os cabos são fabricado?

A indústria de desenvolvimento de produtos tem evoluído cada vez mais, especialmente na parte de procura e otimização dos materiais. É comum vermos nas embalagens os nomes de materiais dos quais nem sabemos o que significa, muitas vezes com siglas e abreviações. Mas qual a diferença entre os materiais que os cabos são fabricados?

O que é plástico?

Pra começar, precisamos primeiramente definir algumas nomenclaturas. O que chamamos de plástico é chamado de polímero por especialistas. Eles se tratam de materiais orgânicos poliméricos sintéticos (não naturais), provenientes do petróleo, de elevada massa molecular e dotado de grande maleabilidade (ou de alta capacidade de se moldar).

Eles são divididos em duas partes: termoplásticos e termofixos (ou termorrígidos), que está associado à sua capacidade de fusão (processo de passar o material do estado sólido para o líquido).

Os termoplásticos podem ser aquecidos e fundidos ou moldados, já os termofixos não apresentam mudança na sua rigidez e, dependendo da temperatura aplicada, podem entrar em decomposição.

 

Quais são os materiais mais comuns utilizados em cabos?

É comum encontrar no mercado cabos que se dizem feitos em PVC, PE, XLPE, TPE, Poliéster e até mesmo Kevlar. Cada um com sua particularidade. Mas normalmente há uma junção de alguns materiais para garantir a segurança do cabo, especialmente dos materiais não condutores (pra você não levar choque ou para não dar curto no cabo). Para dividir esses materiais, podemos imaginar 3 camadas dentro do cabo:

  1. De materiais condutores: que serão responsáveis pela passagem da energia. Aqui são geralmente utilizados alumínio ou cobre eletrolítico.
  2. De materiais isolantes: que garantem a integridade da energia, não deixando que ela escape do material condutor.
  3. De proteção: que garantem a integridade física do produto. É nessa camada que os materiais mais fortes podem ser utilizados (como é o caso do poliéster).

Mas então o que significa esse monte de sigla ali em cima e qual a diferença entre esses materiais?

 

PVC (Cloreto de polivinila)

Esse material é mais barato e geralmente utilizado em encanamentos e tubulações por ser impossível de corroer e mais durável que alguns outros polímeros. A desvantagem desse tipo de material é que, depois de um tempo, ele pode se tornar frágil devido à perda de seu plastificante.

 

PE (Polietileno)

Ele é um pouco mais macio e flexível. Por ele ser fabricado mundialmente em grande escala, também é um polímero de preço mais baixo. Dependendo do tipo de sua produção, é possível obter tipos de polietilenos diferentes. Dentre eles estão o XLPE, LDPE e HDPE, todos derivados do mesmo material. Esse material é, ainda, um ótimo isolante térmico e a sua temperatura de utilização é maior do que a do PVC. Enquanto o XLPE (por exemplo) aguenta uma temperatura de utilização constante de 90º, o PVC aguenta apenas 70º.

 

TPE (Elastómero Termoplástico ou borracha termoplástica)

Com um comportamento semelhante ao da borracha, ele se trata de uma junção de um material mais rígido com algum tipo de borracha. Ele nasceu da necessidade de encontrar um material mais suave, maleável, emborrachado e fácil de produzir, isso por volta de 1960, quando os termoendurecíveis (ou compostos de borracha) estavam em alta porém eram difíceis de produzir, caros, difíceis de processar e de reciclar.

Devido a grande variedade de materiais em TPE, geralmente esquece-se o “E” e utiliza-se a letra da variação em sua nomenclatura (TPU, TPA, TPO). O que chamamos de TPE é na verdade um composto de copoliéster. “Todas as combinações de dureza dos TPE têm propriedades semelhantes à borracha diferenciando-se apenas pela resistência à temperatura, resistência química, flexibilidade e recuperação após compressão”*. Aliás, esse é um material que possui baixa recuperação pós compressão.

 

Poliéster

O poliéster nada mais é do que um polietileno tereftalato, ou o PET, o famoso da garrafa PET, esse mesmo. Eles podem ser tanto biodegradáveis, por possuírem químicas naturais retiradas da natureza, como não biodegradáveis, por possuírem químicas sintéticas fabricadas a partir de laboratórios. É um material extremamente versátil, podendo ser utilizado na fabricação de roupas até a fabricação de tintas. O poliéster possui elevada tenacidade (medida de quantidade de energia que um material pode absorver antes de fraturar, ou seja, é muito difícil de quebrar/rasgar) e baixa taxa de absorção de umidade e encolhimento mínimo. Além disso, é extremamente maleável. Resumidamente, ele serve para deixar os cabos ainda mais fortes e resistentes.

 

Kevlar

O Kevlar é na verdade uma marca registrada da DuPont, uma empresa química americana, e se trata de uma fibra sintética muito, muito, muito resistente. Ele é o material escolhido para a fabricação de cintos de segurança, peças da aeronáutica e coletes a prova de bala. Para os mais nerds, ele também é a escolha para a roupa de alguns super heróis, como a do Demolidor (da série gente). Ele é o material mais resistente que conhecemos no momento, é difícil de rasgar (quase impossível) e já fizemos até um teste e tentamos cortá-lo, e nada aconteceu, é resistente a altas temperaturas (só derrete após 8 segundos submetido a temperaturas de 1000ºC) e sete vezes mais resistente que o aço (considerando unidade de peso). Mas não se engane, ele tem essa diversidade de utilização por ser um material muito leve, ao contrário do que sua força nos diz.

Porém, o material é, como já citado, registrado pela empresa DuPont e só pode ser utilizado com a permissão da empresa norte americana.

Tem alguma dúvida sobre um tema relacionado ao Universo iWill? Deixa aqui em baixo.

 

* Site Resinex

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s