Mitos e verdades sobre o carregamento da bateria do seu smartphone

Manter o smartphone carregando a noite inteira faz mal! Você deve deixar a carga acabar por completo para dar uma segunda carga. O correto é desligar seu smartphone pelo menos uma vez por semana. Será que todas essas afirmações são verdade ou mentira? Descubra 6 mitos e verdades sobre o carregamento da bateria do seu smartphone.

 

1. Manter o smartphone carregando a noite inteira faz mal?

Manter o smartphone a noite inteira carregando não fará mal ao aparelho, porém também não fará diferença nenhuma. Os smartphones mais novos tem um dispositivo interno que encerram o trabalho depois de atingir 100%, então a bateria só começará a consumir energia novamente depois que gastá-la. Mas vale lembrar que o próprio carregador por estar ligado à tomada consumirá energia a noite toda, o que pode gerar uma conta de luz mais alta se você fizer isso todos os dias.

 

2. Você deve deixar a carga acabar por completo para dar uma nova carga?

As baterias mais novas são fabricadas com íon de lítio e não possuem o mesmo problema de memória das baterias mais antigas. Por isso não é necessário que haja um ciclo completo na bateria. Isso vale também para a pergunta “posso parar de carregar meu smartphone antes de completar 100% de carga?”. Nesse caso, retirar o smartphone da tomada antes que a carga atinja 100% não compromete a vida útil da bateria. É bom ressaltar, no entanto, que isso serve para as baterias mais novas, fabricadas com íon de lítio, então antes de decidir de que forma você irá carregar seu smartphone, é importante verificar o tipo de bateria que ele possui.

 

3. Preciso desligar meu smartphone para carregar?

Não. Apesar de que se você deixar o smartphone desligado ou em modo avião para carregar ele complete a bateria levemente mais rápido, a diferença não é tão relevante assim. Não há problema nenhum em deixar o celular ligado enquanto ele está carregando.

 

4. Se não carregar o smartphone por 8 horas seguidas eu acabo com a vida útil da bateria?

Não. Como já dito antes, as novas baterias fabricadas com íon de lítio não possuem o problema de memória, conhecido nos celulares mais antigos. Também pelo outro fator já comentado anteriormente de que em smartphones mais novos, há um mecanismo interno que para de trabalhar quando a bateria atinge 100%. Ou seja, você só estaria consumindo mais energia que o necessário, mas não mudaria nada em sua bateria.

 

5. É mais lento carregar o smartphone na USB do computador?

A velocidade do carregamento está mais ligado com a potência que o smartphone precisa receber do que com o tipo de tomada propriamente dita. No caso da USB do computador, elas tendem a ser realmente mais fracas nesse quesito, o que significa que não passam a potência necessária para carregar o smartphone na mesma velocidade que um adaptador de parede, por exemplo.

 

6. O aparelho pode ser guardado completamente descarregado?

Não. É recomendado, pela maioria dos fabricantes, que os aparelhos tenham cerca de 50% de carga para serem armazenados por muito tempo para que ele não entre no modo de descarga intensa. Por isso você já recebe seu aparelho com um pouquinho de carga quando compra. O ideal também não é deixá-lo com 100% de carga, já que isso pode diminuir a vida útil da bateria.

 

Se você possui mais alguma dúvida sobre as baterias do smartphone ou sobre os carregadores e formas de carregamento, deixe seu comentário aqui em baixo e responderemos para você 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s