5 mulheres fortes que marcaram a história da ciência e tecnologia

Para o dia internacional da mulher, não poderíamos deixar de lembrar das mentes femininas espetaculares que mudaram o mundo. Separamos 5 mulheres fortes que marcaram a história da ciência e tecnologia.

1. Ada Byron King

coisas-inventadas-mulheres-9

Ada foi uma matemática nascida em 1815 responsável por escrever o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, desenvolvida por Charles Babbage. Essa máquina foi reconhecida como o primeiro computador da história, fazendo de Ada a escritora do primeiro algoritmo de programação. Para entender melhor o que isso quer dizer, basta entender a importância dos algoritmos. Eles nada mais são do que o passo a passo do processo que a máquina faz para executar uma tarefa, e são utilizados para absolutamente tudo hoje em dia, desde o processo de alguns programas até às mídias sociais.

Além disso, ela foi responsável pela publicação de várias notas, reconhecidas posteriormente como a descrição de um computador e um software.

 

2. Marie Curie

marie-curie_toned

Cientista polonesa, Marie Curie conduziu pesquisas pioneiras sobre a radioatividade. Dentro dessas pesquisas, ela foi responsável por estudar técnicas para isolar isótopos radioativos e a descoberta de dois elementos, o polônio e o rádio. Além disso, foi ganhadora de dois Prêmios Nobel e a primeira mulher a ser professora na Universidade de Paris.

As façanhas de Marie não pararam por aí. Ela foi responsável pela fundação de dois grandes institutos, os Institutos Curie, em Paris e na Versóvia, que são hoje grandes centros de pesquisa médica no mundo.

 

3. Hedy Lamarr

coisas-inventadas-mulheres-12

Se você é feliz com as redes Wi-fi disponíveis hoje em dia, então deveria agradecer a esta mulher maravilhosa aí da foto. Ela é Hedy Lamarr, uma atriz hollywoodiana e inventora, responsável por criar um sistema acompanhado de um sofisticado aparelho de interferência de rádio, a fim de evitar a intercepção de mensagens durante a Grande Guerra na década de 40, que foi patenteado em seu nome, Hedwig Eva Maria Kiesler. Esse mesmo sistema, posteriormente, permitiu novas invenções e criação de do sistema de telefonia celular, wi-fi e GPS.

Ousada e talentosa, ela teve uma frase de efeito “viralizada”: “qualquer garota pode ser glamourosa, basta ficar quieta e fazer cara de burra”.

 

4. Maria Telkes

maria-telkes-solar

Biofísica húngara, Maria Telkes foi a responsável pela criação do sistema de aquecimento solar doméstico. Juntamente com a arquiteta Eleanor Raymond, em 1947, criaram o projeto da primeira casa com esse tipo de sistema. Maria foi responsável por criar um gerador de energia termoelétrico que armazenava calor nos dias sem sol. Esse sistema sobreviveu sem falhar por três invernos.

 

5. Cecília Helena Payne

Cecilia_Helena_Payne_Gaposchkin_(1900-1979)_(3)

Em 1925, enquanto cientistas estudavam o universo e pensavam que ele era feito de elementos pesados como carbono, oxigênio, azoto/nitrogênio, Cecília escrevia uma tese de doutorado, com apenas 25 anos, para defender a ideia de que o universo era feito primariamente de hidrogênio. Sua tese de doutorado foi aceita pelo mundo científico, exceto por Henry Norris Russel, que passou 4 anos estudando o mesmo assunto na tentativa de quebrar a tese de Cecília, mas chegou à mesma conclusão ao final de seu estudo.

Posteriormente ao seu doutorado, Cecília estudou afinco as estrelas variáveis e a via láctea, o que determinou o caminho da evolução estelar posteriormente. Ela também lecionou por anos em Harvard, onde mais tarde se tornou líder do departamento de astronomia da universidade.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s