Você já conhece o novo plug USB-C?

Ao longo dos anos, fomos apresentados a vários tipos de USB, micro USB, USB type B, Mini USB, entre tantas outras, e também os 30 pinos da Apple, o lightning e por aí vai. Mas você já conhece o novo plug USB-C?

 

A Apple já teve sucesso nesse sentido de padronização de entradas de carregamento e transmissão de dados, se utilizando do plug lightning para todos os aparelhos, entre iPhones e iPads. Porém, uma ponta solta que ainda falta ajustar são as entradas dos computadores e carregadores, que continuam sendo USB type A, ou a USB normal que já conhecemos. A nova USB-C ou USB type C, vem para tentar padronizar todas as portas de todos os devices que estamos usando: smartphones, carregadores, notebooks, etc.

 

As vantagens para esse tipo de conector são muitas: além do tamanho reduzido, que demonstrou grande importância para a diminuição das dimensões no novo MacBook, os cabos USB-C contam com uma tecnologia diferenciada que torna muito mais rápido e segura a transmissão de dados. Essa entrada é a apresentada, também, em todos os Thunderbolt 3, padrão utilizado há anos pela Apple e por outras empresas.

 

A grande vantagem, é que as USB não são um padrão não detido por nenhuma empresa específica, ou seja, todas as marcas poderão utilizar-se desse tipo de entrada, afinal o significado dessa sigla é Universal Serial Bus (algo como um serial universal). Sendo assim, o USB-C é uma evolução dessas portas, trazendo a USB 3.0 e 3.1.

 

Além disso, acabou aquela chatisse de tentar acertar o lado de conectar o cabo nos aparelhos. Ela já faz parte dos plugs reversíveis, que quer dizer que independentemente do lado que você conecte, ele irá funcionar normalmente, sem diferença na velocidade de carregamento ou transmissão de dados.

 

Segundo o site TechTudo:

“O USB-C traz consigo um aumento de desempenho considerável que o torna o substituto ideal para todas as conexões. Isso porque ele transfere dados a até 10 Gbps, o suficiente para transmitir vídeos em 4K para monitores externos ou rodar discos SSD com eficiência máxima – o USB 3.0 só é capaz de alcançar cerca de 80% da capacidade dos discos de estado sólido. O novo USB também é sinônimo de potência, já que é capaz de transferir até 100 W para recarregar baterias de equipamentos mais robustos, como um computador inteiro, e não somente celulares e tablets.“

 

Para finalizar, é importante lembrar que essa nova entrada depende de aparelhos com suporte para rodar o USB 3.1. Mas não se preocupe, ela continua sendo compatível com as outras entradas, pelo uso comum ou por meio de adaptadores. Tanto que, no mercado, já saíram cabos USB type A (macho e fêmea) para USB-C, além de HDMI para USB-C. Inclusive, a iWill acaba de lançar uma coleção –  que estará disponível no mercado nas próximas semanas -,  incluindo 4 tipos diferentes de cabos e adaptadores USB-C, você pode conferir nesse link aqui.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s