Como otimizar a vida útil de seu cabo e não estragar seu aparelho no carregamento

Gastar mais em cabo de carregamento do que você gasta com o telefone, já virou história do passado. Graças às novas tecnologias existentes de materiais ou até mesmo do modo de fazer o cabo, conseguimos produtos mais resistentes e duradouros. Mesmo assim vale ressaltar, que existem algumas dicas de pequenas ações para ajudar a otimizar a vida útil de seu cabo e não estragar seu aparelho na hora do carregamento.

 

1. Cuidados ao desconectar o cabo

Uma das primeiras dicas que podemos dar é o cuidado que se tem de tomar ao desconectar os cabos, tanto do plug de parede e USB do computador, quanto do próprio smartphone. O aconselhável é sempre desconectar o fio puxando pelo plug, e não pelo fio do cabo. Isso evita que o fio de quebre com maior facilidade.

 

2. Cuidados com o armazenamento

Aprender a dobrar o fio de forma correta é o primeiro passo, mas tão importante quanto, é manter o cabo sempre preso depois de dobrá-lo. Pode ser até com uma presilha de pão.., o importante é não deixar o cabo solto de qualquer jeito. Outra ideia é guardá-lo em uma necessaire ou uma caixinha de óculos, assim além de não sujar, você evita que ele fique dançando dentro da bolsa ou mochila, seja pressionado por outros produtos que estão lá dentro ou até mesmo por acabar se prendendo em algo na hora que você for retirá-lo de lá.

 

3. Não fale ao telefone ao mesmo tempo que carrega o aparelho

Apesar de nunca ter sido comprovado cientificamente, carregar o aparelho e mexer nele ao mesmo tempo pode sim afetar o smartphone ou até causar um acidente doméstico. Usar o aparelho ao mesmo tempo que carrega pode diminuir a eficiência do carregamento (por estar consumindo bateria enquanto carrega) e acabar superaquecendo o aparelho (por juntar o calor gerado pela corrente elétrica com o aquecimento usual do processador com o uso dos aplicativos).

De qualquer forma, os bombeiros alertam que a maioria dos acidentes causados por aparelhos celulares, foi pelo fato de ele ter sido usado enquanto estava carregando, especialmente pela utilização de aparelhos com defeito de fábrica ou carregadores de má qualidade, então não custa evitar o transtorno, não é mesmo?

 

4. Não deixar o aparelho pendurado

Usar apoios de smartphone na hora de carregar o aparelho, pode ser uma boa opção. Se isso não for possível, deixe-o sempre em cima de uma superfície para que ele não force o cabo, especialmente na parte dos plugs. Deixar o smartphone pendurado pode entortar os plugs e a entrada de carregamento do seu celular.

Juntamente com isso tudo, procure sempre escolher cabos originais ou homologados pelas marcas, como o cabo MFI iWill que utiliza chip original da Apple. O amper dos adaptadores de parede e veiculares também pode influenciar na eficiência de carregamento. O ampere significa o fluxo de energia gerada pelo carregador, então quando o adaptador tem capacidade de 500A, por exemplo, e seu smartphone tem capacidade de 900A, ele pode consumir a energia mais devagar e demorar mais para carregar.

 

Essas são apenas algumas dicas de cuidados para se ter. Quer dividir com a gente mais alguma dica ou tem alguma pergunta? É só comentar aqui embaixo 🙂

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s