As tecnologias do futuro

Eu tenho falado muito por aqui sobre os últimos lançamentos e o que está por vir nos próximos meses, mas sempre me pergunto, e daqui a alguns anos? O que será que vai rolar?

 

A verdade é que, hoje em dia, a tecnologia tem evoluído em uma velocidade absurda, o que torna cada vez mais difícil prever o que vai acontecer daqui a 5, 10, 15 anos. Mas em meio a tantas imprevisões, existe algo chamado tendência.

 

A tendência nada mais é do que uma possibilidade do que pode acontecer. Ela não é uma previsão do futuro, mas sim um estudo de comportamento que, possivelmente, levará à ocorrência de alguma coisa ou à criação de alguma tecnologia, etc.

 

Para exemplificar isso de forma bem simples, vou criar uma historinha. Se você é uma pessoa ativa, que faz exercícios todos os dias e tem uma alimentação saudável, a tendência é que você viva muitos anos, e uma vida boa. Isso pode ser interrompido por algum fator muito extremo, mas a possibilidade de que a sua vida seja boa e saudável é muito maior, e isso vai acontecer quase de certeza.

 

Depois desse blá blá blá todo, vamos ao assunto que interessa. Existem estudos para entender quais tecnologias estarão em alta, ou sendo utilizadas daqui a alguns anos. E eu separei 5 para você conferir 🙂

 

1. Toda a sua vida conectada

Não estou me referindo a estar conectado em redes sociais ou não largar o celular o tempo inteiro, mas os produtos que vêm sendo lançados estão cada vez mais conectados e direcionados ao usuário.

 

Prova disso são os Smart Cars e a Smart Home (que já começou no Brasil com as automações residenciais). Com a melhoria da conexão, especialmente a internet, a tendência é que tenhamos controle sobre grande parte de nossos produtos, mesmo que estando longe.

ipad-820272
fonte pixabay.com

Já é uma realidade um carro que dirige sozinho, ou uma lâmpada que você consegue apagar quando está viajando, mas isso ainda é uma parte muito pequena dessa tecnologia. A tendência é que isso se intensifique muito nos próximos anos.

 

Em questão das Smart Home, por exemplo, poderemos controlar e otimizar os gastos de energia através de aplicativos de celular, com produtos conectados, assim como ter construções inteligentes, que reconhecem a melhor maneira de resfriar/esquentar a casa, otimizar iluminação natural, etc.

 

2. A tecnologia cada vez menor

Com a inserção da nanotecnologia e a computação quântica, a tecnologia tende a ficar cada vez menor. Apesar de vermos estudos ligados a isto atualmente, ainda há algumas pontas soltas que precisam ser resolvidas. Computadores para jogos ou trabalho em softwares pesados, por exemplo, ainda são pesados e grandes, devido aos seus equipamentos internos.

materiales-nanotecnologia_ediima20131023_0209_4
fonte http://www.eldiario.es

A tendência é que consigamos colocar toda essa tecnologia em pequenas caixas. Segundo o site TecMundoconforme podemos notar, cada vez mais os supercomputadores estão ganhando atenção e não é para menos, afinal, eles estão chegando a um nível de inteligência próxima a dos seres humanos. Atualmente, um computador desses necessita de um espaço físico muito grande. No futuro, a tendência é que essas máquinas geniais caibam em cubos de apenas 1 cm³.”

 

3. Avanços médicos

A medicina é uma das áreas mais beneficiadas com os avanços da tecnologia, sendo pela descoberta de curas para doenças, fabricação de medicamentos e estudo do ser humano para um aumento na qualidade de vida em geral.

tecnologia_na_medicina1
fonte blog.iclinic.com.br

Nos próximos anos esse benefício tende a crescer muito mais, utilizando-se de nanotecnologia para efetuar novos estudos, otimizar processos e aparelhos, criar produtos mais eficientes. A área irá se beneficiar, ainda, da famosa inteligência artificial, otimizando também tratamentos, tornando-os menos agressivos e mais eficientes, pulando o período de tentativa e erro, em alguns casos.

 

4. Produto eco friendly

Ainda uma utopia nos dias de hoje, os produtos eco friendly serão cada vez mais cobrados pelo consumidor. Isso engloba produtos com eficiência energética, utilizando-se de materiais reciclados, produção limpa, mas não somente isso, as empresas serão cada vez mais cobradas sobre seus espaços físicos também.

 

Outra linha de produtos interessantes que está se estudando muito, são geradores de energia. Bicicletas que a cada pedalada fornecem um tipo de energia específico, pisos que fornecem energia para o metrô conforme as pessoas passam por eles, turbinas eólicas, são alguns dos exemplos que podemos citar.

 

5. Ataques digitais

Certo, não é um tópico muito bom para fechar essa matéria, mas extremamente necessário. Como tudo estará conectado em alguns anos, os ataques não serão mais físicos. Haverá um aumento considerável de ataques digitais, sendo eles para pessoas físicas ou empresas.

 

Isso obrigará, especialmente empresas, a melhorarem muito o seu recurso de proteção para evitar roubos bancários, de dados, lista de clientes. É importante ter consciência de que esse é um mal que enfrentaremos estando conectados, assim conseguiremos melhorar a privacidade de aplicativos e redes antes que ele aconteça realmente.

 

Espero que tenham gostado dessa matéria. Tem alguma tecnologia que vocês conhecem que faltou aqui? Comenta aqui embaixo e, quem sabe, não rola uma segunda postagem sobre o assunto 🙂

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s