Como funciona o licenciamento de produtos?

Muito se fala sobre produtos oficiais, licenciados ou originais da marca, mas pouca gente entende o que isso realmente quer dizer e, o que isso envolve. Um produto licenciado ou homologado é assim denominado, por ter sido aprovado por uma determinada marca e que se encontra dentro dos padrões da empresa em questão, sendo eles ético, moral, estético ou até mesmo de público target. Aqui nesse artigo vamos tentar resumir como funciona a licença das marcas, para você.

 

O que quer dizer o licenciamento?

Em resumo, o licenciamento é a permissão de uso da imagem de uma determinada marca. O site Administradores.com.br explica bem isso:

 

“O licenciamento – ou licensing – de propriedade intelectual é a concessão de direitos de uso de determinada propriedade para terceiros com o objetivo de agregar valor ao produto, serviço ou comunicação da empresa licenciada. Podem ser licenciados personagens, imagens de personalidades famosas, obras artísticas e diversos tipos de marcas, como as corporativas, de moda, de clubes esportivos, de programas de TV, filmes de cinema, ONGs, etc.”

 

Segundo o site da Associação Brasileira de Licenciamento, a ABRAL, não há uma pesquisa que estime o número de licenças existentes no Brasil, mas existe em média 600 licenças disponíveis no mercado, sendo 75% dessas estrangeiras, ligadas em sua grande maioria aos setores de entretenimento, propriedades corporativas e esportes.

 

O que se deve fazer?

Para fechar um contrato com uma marca, a empresa deve seguir uma série de exigências feitas pelas licenças, podendo estas estarem relacionadas à: qualidade do produto, tamanho da empresa, público alvo (ou target) a ser atingido, faturamento, produção e distribuição, entre tantas outras. O site Latin Design ainda ressalta que: “Quando falamos em licenciamento temos que lembrar que estamos falando de acordos firmados por contratos, recheados de cláusulas para serem seguidas onde estão descritas com detalhes a categoria de produto, o produto, o canal de venda, o tempo de venda, a distribuição, regras de utilização da marca etc.”

 

Esse contrato envolve, geralmente, três partes: o licenciado (ou License), que é a marca original ou a criadora da imagem; a licenciadora (ou Licensor), parte que administra as licenças e gerencia os processos de aprovação, contrato, etc; e a empresa que deseja adquirir a licença (ou Licensee). Algumas vezes a licenciadora pode, ainda, ser parte da própria marca, que cria um escritório com a finalidade de gerenciar esse processo.

 

Além do fechamento do contrato e pagamento pela utilização da imagem, a empresa ou marca a ser licenciada, ou license, recebe royalts em cima da venda e/ou fabricação de cada produto que leva o seu selo, um valor que pode variar dependendo do setor.

 

Mas e aí? Qual a vantagem para as marcas?

É uma rua de mão dupla. Enquanto o Licensee agrega valor ao seu produto e reduz custos para construir uma marca mais forte, a License forma aliança para a produção dos mais diversos tipos de produtos, em diferentes setores, sem ser responsável pela produção, logística e distribuição, mas ainda supervisionando e garantindo, devido aos seus padrões, que a qualidade do produto seja condizente com as expectativas da marca.

 

E, por mais, a License também fornece um apoio ao Licensee na parte de comunicação, oferecendo suportes para publicidade, outros parceiros também envolvidos com a marca para a fabricação de brindes ou complementos, entre outras coisas.

 

Onde a iWill entra nisso?

Atualmente a iWill possui quatro grandes licenças: Turma da Mônica, Simpsons, Star Wars e Apple. A primeira sendo propriedade da Maurício de Sousa Produções, a Segunda da FOX e a terceira da Disney e LucasFilm. A quarta pertencente a própria Apple, em forma de uma homologação e uma licença de uso dos chips originais da marca da maçã em cabos iWill.

 

Dentro dessas marcas, a empresa desenha e produz uma variedade de produtos como Cases, Headphones, Cabos, etc; todos personalizados com características específicas de cada marca, feitos por fãs para fãs. Então é muito carinho e trabalho envolvidos no processo.

 

Os produtos originais da iWill podem ser encontrados em parceiros pelo Brasil inteiro e se você deseja conhecê-los, basta acessar o site www.iwill.com.br e entender um pouquinho melhor sobre cada uma das opções 😉

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s