O que rolou na WWDC 2016, a convenção de desenvolvedores da Apple


Eu sei que posso estar um pouco atrasada para alguns, mas para outros nem tanto. E pra quem não sabe, segunda-feira dia 13 de junho, começou a WWDC, a conferência de desenvolvedores da Apple, onde são liberadas atualizações dos softwares e plataformas da marca da maçã.

 

Apesar de não apresentar os novos produtos (que serão liberados apenas em setembro), Tim Cook e sua equipe mostraram ao público as atualizações dos sistemas de computadores, iPhone, Apple Watch e da Apple TV.

 

Apple Watch

Nos queridos relógios da maçã, a mudança foi grande. Devido a reclamações de usuários, a velocidade de processamento do Watch está 7 vezes mais rápida, uma diferença bem grande. Ele também apresentou novas funções como: um mostrador animado da Disney (com os personagens Mickey e Minnie Mouse); atualização do sistema em plano de fundo, sem que o usuário perceba que ela está acontecendo; um sistema de Dock, que grava os aplicativos favoritos e facilita o acesso a eles; além disso, se tornou mais fácil personalizar as configurações do aparelho: basta deslizar o dedo de baixo para cima.

 

Na parte da interface também ficou mais fácil. Quando o usuário recebe uma mensagem, ele já pode decidir se quer responder com emojis ou mensagens pré definidas pelo sistema.

 

Outro ponto, que mostra como as empresas estão cada vez mais preocupadas em utilizar as tecnologias para ajudar os usuários, é que a Apple implantou um recurso de chamadas de emergência, que mostra também informações sobre a saúde do usuário, além de disponibilizar recursos para pessoas com necessidades especiais.

 

Os aplicativos de fitness, para quem leva uma vida saudável, agora podem ficar rodando em plano de fundo, sem consumir recursos e sem ficar aparecendo na tela.

 

Ainda ligado com a parte de bem estar, foi anunciado um novo app, o Breathe, que ajuda o usuário a fazer exercícios de respiração para combater stress e relaxar.

 

tvOS

Com os números de transmissões aumentando consideravelmente, não poderia faltar uma atualização para a tvOS. A grande sacada foi o aperfeiçoamento da Siri, que agora é capaz de procurar filmes por categorias bem específicas, também funcionando para abertura de aplicativos como o YouTube e canais ao vivo.

 

A segunda implementacão foi que, agora, você pode transformar o iPhone em um controle para a Apple TV, basta baixar um aplicativo no smartphone.

 

MacOS

O Mac OS X agora se transformou em MacOS, e a principal mudança nessa plataforma é a continuidade, no sentido de: você começa a fazer alguma coisa num dispositivo (como em seu celular) e continua em outra (como em seu computador). A nova versão do OS é a Sierra.

 

Duas grandes surpresas, também, foram a vinda da Siri para os aparelhos desktop e o Apple Pay, que não é mais somente para mobile. O iCloud Drive também foi outra grande novidade, possibilitando agora uma melhor organização e transferência dos arquivos e transferência automática de dados, apagando arquivos inúteis e otimizando o espaço de armazenamento.

 

O aplicativo Photos também está mais inteligente, fazendo buscas a partir de detector de rostos e paisagens, permitindo ainda que se criem álbuns como coleções especiais de viagens ou passeios, gerando apresentação em slides ou vídeos.

 

Os aplicativos de terceiros também ganham abas, eliminando as janelas extras.

 

iOS 10

Uma das maiores mudanças na plataforma até agora.

 

Agora, você pode utilizar aplicativos na tela inicial, respondendo mensagens sem precisar do desbloqueio e vendo prévias de notificações.

 

A Siri pode ser integrada com outros aplicativos, sendo liberada para que os desenvolvedores façam essa integração e ainda sendo integrada com o teclado com o QuickType.

 

Os apps News, Apple Music, HomeKit e Maps também foram reformulados, cada um com melhorias e novas utilizações nas interfaces.

 

Você pode conferir todas as novidades do iOS no site da Tec Mundo.

 

Swift Playground

 

Uma novidade legal lançada pela Apple foi o Swift Playground. Um aplicativo lúdico e educativo que tem como função ensinar programaçao em swift para crianças e usuários em geral que nunca tiveram acesso aos códigos.

 

Todas essas atualizações estarão disponíveis para o público a partir de julho, mas chegarão no Brasil entre setembro e dezembro desse ano. Basta esperar para se deliciar com as novidades.

 

Referências

http://www.showmetech.com.br/wwdc-2016-mais-rapido-e-intuitivo-apple-watch-apresenta-novas-funcoes-do-watchos-3/

https://www.youtube.com/watch?v=NsGgTBA5Fgg

http://www.tecmundo.com.br/wwdc-2016/106048-resumo-apple-wwdc-2016-novidades-ios-10-macos-watchos-3-tvos.htm

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s