Play like a girl, as mulheres que marcaram nossa história

Hoje é dia internacional da mulher e não poderíamos deixar essa data de lado. Com uma equipe de mulheres muito fortes que trabalham aqui, a iWill resolveu homenagear esse dia lembrando de algumas mulheres que não apenas marcaram a história da humanidade, mas que também lutaram (ou ainda lutam) por grandes causas, mudaram nosso jeito de ver as coisas e quebraram tabus.

 

1. Nise da Silveira

nise-da-silveira-49216
Fonte: tomandolugar.wordpress.com

 

Psiquiatra dedicada, essa brasileira nascida em 1905 se dedicou aos estudos em centros psiquiátricos e se manifestou fortemente contra as formas evasivas de tratamento de sua época, tais como choques elétrico, cardiazólico e insulínico, as camisas de força, o isolamento, a psicocirurgia, entre outros métodos. Ela ainda defendia a terapia ocupacional como uma ótima opção para tratar da esquizofrenia. Ela mudou muito a visão da psiquiatria do Brasil.

 

2. Princesa Isabel

princesa-isabel2
Fonte: http://www.infoescola.com

Conhecida como “redentora dos escravos”, era filha de Dom Pedro II e teve grande participação na luta para a libertação dos escravos, criando a lei do Ventre Livre. Também foi a primeira mulher a liderar o Brasil na ausência de seu pai. Após muita luta, a princesa ainda assinou o decreto que acabou com o cativeiro no Brasil.

 

3. Hipácia de Alexandria

 

hipatia2

Filósofa pensadora, astrônoma e matemática, Hipácia era uma professora que inspirou grandes cérebros de sua época. Criada por seu pai Teón, também astrônomo e matemático, foi criada no museu de Alexandria, onde desenvolveu seu estudo e superou o mestre da matemática, se tornando expoente do pensamento filosófico neoplatônico. O final de sua história é triste: quando acusada de bruxaria, foi esquartejada e queimada aos 60 anos de idade.

4. Maria Quitéria

 

260px-Domenico_Failutti_-_Maria_Quitéria

Orfã de mãe aos 10 anos, cuidava da casa e de seus irmãos, mas mesmo assim teve tempo de aprender a montar e usar armas. Nas convocações de exército para a luta da independência, Maria fugiu de casa e se alistou, vestida como homem e com cabelos cortados, se tornando a primeira mulher a assentar praça nas forças armadas brasileiras.

 

5. Ada Lovelace

Ada_Lovelace_portrait
Fonte: tomandolugar.wordpress.com

Matemática e escritora inglesa, Ada é conhecida por ter escrito as instruções para o primeiro programa de computador, em meados de 1800. Ela é considerada a primeira mulher programadora da história.

 

6. Malala Yousafzai

 

Malala-Yousafzai_Antonio-Olmos

Parte da nova geração de mulheres fortes, Malala recebeu o prêmio nobel da paz em 2014, em sua segunda nominação. Ligada à causas voltadas para a educação, essa ativista paquistanesa luta pelos direitos humanos das mulheres. Ela ainda teve grande destaque como blogueira para a BCC, utilizando um pseudônimo, onde falava a respeito de viver sob ameaça no Taliban e a negação de educação no país.

 

Muitas outras mulheres estão em nossa lista, tanto as que marcaram história no passado quanto as que ainda fazem história hoje em dia. Mas separamos apenas algumas das quais contêm histórias fortes. E você, conhece alguma mulher que lute por direitos humanos e igualdade e que não está nessa lista?

 

Fontes:

CÂMARA, Fernando Portela. História da Psiquiatria: Vida e obra de Nise da Silveira. 2002. Disponível em: <http://www.polbr.med.br/ano02/wal0902.php&gt;.

SALEME, Roseliane. Princesa Isabel. Disponível em: <http://www.infoescola.com/biografias/princesa-isabel/&gt;.

LIMA, Fernanda Lemos de. Conheça a história de Hipácia da Alexandria. Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/conheca-historia-hipacia-alexandria-678175.shtml&gt;.

3 PEDAGOGIA & COMUNICAÇÃO. Maria Quitéria. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/maria-quiteria.htm>.

EDITORS, Biography.com. Ada Lovelace Biography. Disponível em: <http://www.biography.com/people/ada-lovelace-20825323#legacy>

EDITORS, Biography.com. Malala Yousafzai Biography. Disponível em: <http://www.biography.com/people/malala-yousafzai-21362253#after-the-attack&gt;.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s