Livros que toda criança deveria ler

Nosso papo hoje não tem nada a ver com tecnologia.

É muito comum ouvirmos falar que quanto mais nova a criança, maior seu desenvolvimento em certas áreas. Isso é por que, segundo um estudo recente da Universidade de Kings College, em Londres, as influências externas geram maior impacto antes dos 4 anos de idade.

Segundo uma matéria do site BBC:

“Eles preveem que qualquer influência ambiental sobre o desenvolvimento do cérebro será mais forte na infância. Isso explica por que a imersão de crianças em um ambiente bilíngue antes dos quatro anos de idade oferece uma melhor chance de elas se tornarem fluentes em ambas as línguas, a pesquisa sugere.”

Por isso, apoio a introdução da leitura desde os primeiros anos da criança. Os livros são muito importantes para o desenvolvimento dos pequenos e eles aprendem desde cedo a interpretar a leitura, ganhar gosto pela coisa. Então eu separei 10 livros que fizeram parte da minha infância e que são aclamados por muitos críticos.

1. O pequeno príncipe

Quem já leu esse livro sabe que é uma história muito rica em significados e fala bem de perto com a criança. Às vezes é difícil para as pequenas cabecinhas entenderem o comportamento dos adultos, mas esse livro traz uma abordagem maravilhosa do assunto. Tá bom, mesmo depois de adulta eu ainda amo ele e já reli várias vezes. Mas vale a pena ler pro seu filho antes de dormir.

2. Onde vivem os monstros

Esse livro é bem curtinho, mas é muito legal. O filme conta uma história mais elaborada e, por isso, abre para a imaginação da criançada. Ele conta a história de um menino imaginativo que é mandado para o quarto sem jantar e vive no seu mundo de fantasias, aprendendo sobre amizade e convivência.

3. Marcelo, Marmelo, Martelo

É aquele típico menino curioso em busca de entender tudo ao seu redor. Não é muito difícil de se identificar com esse livro, afinal quem nunca passou por aquela fase de perguntar sobre tudo?

4. Ou isto ou aquilo

Pessoalmente sou apaixonada por Cecília Meireles e ela não deixa pra menos nos livros infantis. Esse aqui é de cantigas de ninar, trava línguas e poemas, usados de forma discreta e, fáceis de entender.

5. O menino maluquinho

Não tem nem o que dizer, Ziraldo foi o grande mestre das maluquices com esse menino. Uma criança sapeca e sempre pronta para novas aventuras e diversões. Ensina lições de comportamento sem perder a graça.

6. Alice

Alice no país das maravilhas e Alice no país dos espelhos são dois livros muito populares. Meio continuação um do outro, eles fizeram tanto sucesso que viraram desenho da Disney, filme, peça de teatro… A menina que é um pouco solitária sonha com um mundo de coisas bem criativas. Ela e sua gatinha entram numa aventura e tanto.

7. Coleção Vagalume

Essa é para as crianças um pouquinho mais velhas, mas eles são muito bons. A série consegue englobar temas como preservação do meio ambiente, ética, entre outras coisas com muita diversão, suspense, humor… tudo ao mesmo tempo. É muito empolgante.

8. Quem tem medo

Esses eu lembro muito bem, pois falavam de coisas que a gente realmente tinha medo. Quem tem medo do escuro, quem tem medo do dentista. Eles tratam dos assuntos de forma mais suave possível, tentando desmistificar os medos que grande parte das crianças têm.

9. Harry Potter

Esse não precisa de muita explicação. É uma ótima literatura, afinal, não é todo dia que um autor consegue fazer seu filho ler 400 páginas de 1 livro, sendo 7 o total da saga..

10. Peter Pan

Eu acho que esse livro é mais para mim hoje, do que quando era criança (e o medo de crescer continua). Mas de qualquer forma é uma leitura fácil e divertida de acompanhar. Alguns pontos como a brincadeira de voar e a inocência das crianças são tratados de forma bem delicada.

E claro, não podemos esquecer dos famosos Gibis. Desde Batman, para aqueles que gostam de super herói até as historinhas da Disney e Turma da Mônica. O importante é criar o hábito de ler e ele será levado para o resto da vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s