Como surgiu a Turma da Mônica

Às vezes eu tenho um momento nostalgia, onde eu lembro da minha infância e de quando eu comecei a ler. Incrivelmente eu gostava do negócio. É difícil uma criança gostar de ler logo de cara, quer dizer, quando ela começa a ler ela quer ler tudo, mas depois que ela “se acostuma” com a leitura, larga pra ir brincar na rua. Eu não, era difícil largar um livro ou um gibi. Acho que isso era porque eu me identificava muito com os personagens e gostava de imaginar aquilo tudo acontecendo na minha frente.

Um dos gibis que eu mais lia era A Turma da Mônica, que, não me envergonho de dizer, leio até hoje de vez em quando. E acredito que boa parte da minha geração também tenha crescido com essa turminha. Mas você sabe como ela surgiu?

A primeira tirinha oficial veio em 1959, mas o personagem principal não era a Mônica não, era o cachorrinho Bidu, que foi inspirado no cachorro de Maurício. Os outros personagens foram aparecendo e a gorduxa dentuça foi criada apenas em 1963, chamando atenção do público e virando a preferida da criançada.

E como todo personagem vem de uma inspiração, esses aqui tiveram características bem marcantes da vida do cartunista. O Bidu, como já falado, foi inspirado em seu cachorro; o Cebolinha em um amigo; a Mônica, a Mariângela, a Magali, a Marina, o Do Contra e o Nimbus, foram todos inspirados em seus filhos.

E daí pra frente foi só sucesso. Hoje essa é a revistinha mais publicada no mundo e atinge não somente os impressos, mas conta com uma linha de curtas e longas de animação, como também produtos licenciados de todos os tipos. Aqui em baixo separamos um vídeo bem curtinho pra você entender como foi esse sucesso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s