Como surgiu a Turma da Mônica

Às vezes eu tenho um momento nostalgia, onde eu lembro da minha infância e de quando eu comecei a ler. Incrivelmente eu gostava do negócio. É difícil uma criança gostar de ler logo de cara, quer dizer, quando ela começa a ler ela quer ler tudo, mas depois que ela “se acostuma” com a leitura, larga pra ir brincar na rua. Eu não, era difícil largar um livro ou um gibi. Acho que isso era porque eu me identificava muito com os personagens e gostava de imaginar aquilo tudo acontecendo na minha frente.

Um dos gibis que eu mais lia era A Turma da Mônica, que, não me envergonho de dizer, leio até hoje de vez em quando. E acredito que boa parte da minha geração também tenha crescido com essa turminha. Mas você sabe como ela surgiu?

A primeira tirinha oficial veio em 1959, mas o personagem principal não era a Mônica não, era o cachorrinho Bidu, que foi inspirado no cachorro de Maurício. Os outros personagens foram aparecendo e a gorduxa dentuça foi criada apenas em 1963, chamando atenção do público e virando a preferida da criançada.

E como todo personagem vem de uma inspiração, esses aqui tiveram características bem marcantes da vida do cartunista. O Bidu, como já falado, foi inspirado em seu cachorro; o Cebolinha em um amigo; a Mônica, a Mariângela, a Magali, a Marina, o Do Contra e o Nimbus, foram todos inspirados em seus filhos.

E daí pra frente foi só sucesso. Hoje essa é a revistinha mais publicada no mundo e atinge não somente os impressos, mas conta com uma linha de curtas e longas de animação, como também produtos licenciados de todos os tipos. Aqui em baixo separamos um vídeo bem curtinho pra você entender como foi esse sucesso.

Deixe um comentário

