Tecnologias que saíram de filmes e viraram realidade

Como o tema da semana foi filmes, decidimos conectar isso com outro assunto do qual somos incrivelmente fâns: tecnologia. Já parou pra pensar em quantas ideias mirabolantes os produtores, diretores, designers, criativos que trabalham em filmes inventam a cada nova produção? É bastante né. Apesar de algumas ideias parecerem completamente coisa de louco (ou simplesmente coisa de um futuro muito distante), muitas coisas inventadas para as telinhas de cinema já fazem parte do nosso dia a dia. Por isso, fizemos uma lista com algumas que estão ao nosso alcance.

 

1 Celulares

comunicador-star-trek

Não, isso não é mentira. Apesar de uma coisa completamente mundana, o celular já foi algo só da imaginação das pessoas. Sua primeira aparição foi na série Star Treck, mas na época era chamado de Comunicador Enterprise. Claro que eles não criaram o celular que conhecemos, mas isso gerou grandes ideias no campo científico e, com certeza, aguçou alguns pensamentos.

 

2 Capa da Invisibilidade

capa-da-invisibilidade-

É pra ficar de boca aberta mesmo Harry, porque elas viraram realidade. Desenhadas com finalidades militares pela Hyperstealth, a capa, chamada Quantum Stealth remove as assinaturas visuais, infravermelhas e térmicas, e ainda engana a visibilidade do observador, pois dobra as ondas de luz.

 

3 Holografias

holograma-star-wars

Quem não recorda de ver os hologramas no filme da Star Wars? Hoje em dia, com a tecnologia avançada, elas são realidades. Não completamente para ver na luz do dia, mas no Japão é possível ver um show inteiro feito com cantores e dançarinos holográficos.

4 Carros Voadores

carros-voadores-jetsons

Vários filmes mostram essa ideia, inclusive no querido desenho Jetsons. Apesar de estudos ainda serem feitos para um carro voador sem asas, os carros híbridos que podem ser utilizados em estradas e no céu já existem, estão testados, funcionando e, quem sabe, em breve no mercado. Quem não gostaria de fugir do trânsito de vez em quando?

 

5 Ciborgs

robocope

Algumas empresas e cientistas já estão trabalhando no Robocop do futuro? Claro que não é bem assim, mas vários estudos já estão sendo feito no ramo para que partes do corpo humano consigam ser feitas com próteses, além de alguns chips que podem ser instalados em baixo da pele para controlar eletrônicos.

 

6 Carros que dirigem sozinhos

carro-audi-que-dirige-sozinho-conceito-eu-robo

Sim, isso já é realidade. Grandes marcas já criaram carros que dirigem sem a necessidade de ter um piloto atrás do volante. Audi, Nissan e Cadilac são marcas que já tem seu projeto de carro “autônomo”, basta saber quando eles irão aparecer efetivamente no mercado. Imagina que beleza, pegar horas de estrada, no banco de trás lendo um livro.

 

7 Repelente de tubarão

espanta-tubaroes

Você deve estar se perguntando a mesma coisa que eu quando achei essa informação: o que? A ideia, que apareceu em um filme de 1966 do Batman, mostrava um repelente de tubarões. Em 2012 a BBC anunciou que esse equipamento foi, finalmente, inventado por um cientista de Nova Jersey, Estados Unidos, depois de descobrir que imãs espantam tubarões. Agora já dá pra surfar naquelas águas mais tensas.

 

8 De Volta Para o Futuro

de-volta-para-o-futuro

E pra fechar com chave de ouro, não poderíamos deixar essa pra trás. De volta para o futuro tem várias “previsões” que acabaram por estar certas no final das contas. Dentre elas temos: a morte dos LD’s e CD’s (alguns nem sabem mais o que são os LD’s), aparelhos que atendem comandos de voz (oi Siri), óculos de vídeo pessoal (Google Glass), vídeo conferência (Skype), controle por movimentos físicos (smart TV e video games), entradas sem chave (biometria), o tênis que se ajusta sozinho (que será lançado pela Nike esse ano ainda), entre tantas outras. Só estamos esperando, ansiosamente, pela fabricação do Over Board.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s