Wearable technology: relógios, óculos e outros acessórios que se tornaram eletrônicos

Wearable technology, ou tecnologia usável, tecnologia fashion, aparelhos vestuários, eletrônicos da moda, chame do que quiser. Uma coisa é certa: esse tipo de tecnologia veio pra ficar. Desde os tempos em que os filmes de ficção científica começaram a criar tênis que voam (esse era demais) e relógios com holografia, nós vínhamos sonhando com o dia em que tudo isso se tornaria realidade.

 

Apesar de não parecer, esse dia chegou. Sim, palmas! A tecnologia tem avançado para o lado usável da coisa, pretendendo simplificar nossos aparelhos. Existem grandes provas disso como o Google Glass, o Apple Watch e o Óculos da BMW Mini, esses dois últimos já comentados aqui no Universo iWill. Mas você pode estar se perguntando, o que é essa tecnologia usável e da onde ela veio?

 

Ela é, literalmente, feita para usar, no seu corpo, como é o caso dos acessórios citados aqui em cima. Mas não apenas isso. Muito está se estudando e você ja pode encontrar essa tecnologia incorporada a roupas, pulseiras e acessórios de moda, bolsas, etc. O design desse tipo de produto geralmente incorpora algumas funções e características de eletrônicos, apesar de parecer ter design comum, como é o caso das roupas.

Isso também não veio de hoje, há algum tempo já estão sendo criados produtos com esse caráter. Lembra do relógio com calculadora que surgiu na década de 90? Pois é, você estava usando uma wearable technology e nem sabia.

 

Alguns estudos mostram que, hoje, a taxa de rejeição desses acessórios é muito grande. Segundo o site Wired.com, as pessoas tendem a rejeitá-los depois de apenas 6 meses de utilização e isso deve-se a alguns desafios que ainda não foram bem acertados. Ainda segundo o site, alguns detalhes devem ser trabalhados, como por exemplo: invisibilidade (aparelhos menores e menos perceptíveis com uma tecnologia mais avançada), personalização (um aparelho tem que ser muito pessoal para que o usuário queira utilizá-lo o tempo inteiro, como um anel de noivado ou um acessório de audição), eficiência (onde trabalha-se, principalmente, a parte da duração das baterias), precisão (em relação as informações fornecidas pelo aparelho), permissões (para as propagandas), entre outros pontos.

 

Apesar da falta de conhecimento popular sobre esse tipo de tecnologia e o “medo” de investir nesses produtos, os estudiosos acreditam que ela estará presente de forma integral no futuro, o que não seria ruim, considerando que podemos ter roupas com chips para captação de energia solar ou lentes de contato que seriam o próximo Google Glass. E você, usa ou usaria algum tipo de wearable technology?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s