Fones de ouvido: como escolher o melhor para você

Existem muitas opções de fones de ouvido disponíveis no mercado: intra auricular, earbuds, headphones… Mas a dúvida que nos assola é: qual o melhor fone pra mim?

Já tive várias experiências desagradáveis em relação à fones de ouvido: earbuds que machucam a orelha porque são grandes demais, ou que caem quando estou praticando alguma atividade física, headphones que machucam a cabeça, especialmente porque eu uso óculos e alguns modelos apertam nas laterais, chegando ao ponto de deixar marcado o pé do óculos atras da orelha, ou então um intra auricular que deixa um zunido dentro do ouvido e aquela sensação de subir a serra, sabe?

Acredito que assim como eu, mais gente tem problemas com esse tipo de produto e decidi, então, fazer uma pesquisa e separar algumas dicas pra te ajudar na escolha do seu fone ideal.

 


Earbuds

São os mais comuns, costumam ser simples e mais baratos, o que não significa que sejam ruins. É indicado escolher um com proteção de espuma invés daqueles com acabamento plástico, já que machucam menos a orelha e são mais higiênicos (Você pode remover e trocar os lavar as espumas).

Eles são encaixados no ouvido, mas não chegam a isolar o som e podem cair com mais facilidade ao se movimentar, então são melhores para quem não escuta música em tempo integral ou para quem não quer perder o que está acontecendo ao redor.

Fone iWill™ Intra Auricular

Esse tipo de fone isola muito bem o som ao redor, pois possui uma proteção de borracha que se encaixa no ouvido e cria uma espécie de vácuo, o que permite ser utilizado em um volume mais baixo e melhor fixação (Não cai durante a prática de atividades físicas leves). Como a borracha acaba ficando bem próxima ao tímpano, exige cuidado em dobro, deixar o volume muito alto com este fone é extremamente perigoso para sua audição e é necessário escolher o tamanho certo pra você (Muitos modelos são vendidos dois ou três tamanhos de borrachas, que você pode trocar, testar e escolher).

Esse é o que eu uso hoje, acho mais confortável e prático, além de conseguir ficar com ele por mais tempo sem me incomodar.

Fone iWill™ SimpsonsHeadphones ou circo auricular

São aqueles grandões e com as almofadas protetoras. Confortáveis e isolam o som ambiente, ainda são menos agressivos à audição. Em geral são mais potentes, mais fiéis e com melhor reprodução de graves, por isso são indicados para quem trabalha com edição de som, por exemplo. O cuidado que se deve ter ao adquirir esse tipo de fone é com os ajustes da cabeça. Ele tem que assentar confortavelmente sem apertar as orelhas ou causar pressão na cabeça. Muita gente acha que é normal que isso aconteça, mas não é e pode te prejudicar, começado pelas dores de cabeça.

 

Supra auricular

São muito parecidos aos headphones, mas são menores e não possuem isolamento de som. Ao contrário dos circo auriculares, eles ficam sobre a orelha, não possuindo a almofada extra, que funciona como isolamento, e sim, uma proteção de espuma como a dos earbuds. Este tipo de fone é muito utilizado por profissionais de telemarketing.

 

Esportivos

Esse é definitivamente pra quem gosta de praticar todo tipo de esportes! Ele não esquenta tanto, por que não isola a orelha, é apenas encaixado na entrada do ouvido e se mantem firme no lugar devido às contenções que ficam apoiadas sobre.

 

O mais importante a ser analisado é o uso do fone, como para: escutar música, editar som, trabalhar. Ou ainda, o tipo de música que você mais escuta: hip hop, por exemplo, exige melhores graves. Mas com essas dicas já é possível entender suas necessidades primárias e decidir qual tipo de fone é o mais indicado pra você.

Anúncios

Um comentário em “Fones de ouvido: como escolher o melhor para você

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s