Conheça a história da selfie

E então, Robert bateu uma Selfie e ele viu que era bom.

Cornelius-portrait

Você pode pensar que o conceito de bater fotos de si mesmo é uma coisa nova, que surgiu com os avanços tecnológicos e as câmeras frontais nos celulares, mas não se engane. Apesar de a palavra Selfie ter sido incorporada no dicionário e aceita como um termo mundial pelo Oxford English Dictionary, em 2013, a primeira foto batida dessa forma foi feita em 1839, por Robert Cornelius.

Para testar uma câmera que havia construído, Robert ficou parado em frente a ela por cerca de 5 minutos, imóvel, para mais tarde entrar na história com o primeiro auto retrato fotográfico da humanidade.

selfie-museo-nyMais tarde, houveram alguns precursores dessa ideia. Em  1920, no telhado do estúdio Marceu, em NY, um grupo de homens efetuou um disparo, criando a primeira selfie em grupo que se tem conhecimento.

O grande difusor das selfies na contemporaneidade foi a foto tirada por Ellen Degeneres, no Oscar de 2014, na qual aparecia vários famosos. Sua postagem no twitter bateu record como o tweet com mais RT.

selfie-cheia-de-estrelas-de-cinema-e-a-mais-retuitada-da-historiaE como uma coisa puxa a outra, chegamos aos famosos “pau de selfie”. Com a grande procura por melhores formas de bater as fotos em grupo, criaram-se bastões para prender o celular (ou até câmeras em alguns casos) e facilitar a vida dos adeptos a atividade.

Como todo assunto, temos pessoas contra e a favor dessa prática. Nos últimos tempos, alguns museus e cidades ao redor do mundo, começaram a entrar com pedidos de proibição de selfies em locais públicos, devido ao grande número de processos relacionados ao uso indevido de imagem.

Mas queremos a sua opinião: você acha que esse é o final da selfie, ou apenas um contratempo temporário?  

Anúncios

3 comentários em “Conheça a história da selfie

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s